Lobão Filho bem posicionado na disputa ao Senado Federal

Os números de uma pesquisa eleitoral não podem ser lidos friamente, afinal muito mais do que apontar quem está na frente, o estudo traz projeção de crescimento e amostragens do “recall” de alguns nomes. Exemplo disto é o suplente de senador Lobão Filho (PMDB), que apareceu muito bem posicionado nos cenários de disputa para senador sem ao menos mencionar se é ou não candidato em 2018, afinal ainda vive o dilema, se será o próprio ou seu pai, Edison Lobão (PMDB), atual detentor do mandato, candidato ao cargo.

Em ambos os cenários, somando-se a porcentagem das duas tabelas, Lobão Filho aparece com uma percentual bem expressivo, o que chamou atenção da classe política, incluindo aliados e adversários. A Escutec optou por dividir a simulação de senador em duas perguntas: “qual seria a sua primeira opção?” e “qual seria a segunda opção?”.

No primeiro cenário que é diluído entre seis possíveis candidatos, Lobão Filho aparece com 16,9%, somando os dois gráficos. Sarney Filho (PV) aparece com 20,5%; Zé Reinaldo (PSB) com 17,2%; Gastão Vieira (PROS) 15,5%; Weverton Rocha (PDT) 10,4%; Waldir Maranhão (PP) 10% e Clóvis Fecury 4,6%.

No segundo cenário, quando se é retirado o nome de Gastão, Waldir e Clóvis, a soma das simulações apresentam: Sarney Filho com 18%; Zé Reinaldo 16,6%; Lobão Filho com 14,9% e Weverton Rocha com 11,8%.

Vale lembrar que até a data da pesquisa que foi realizada entre os dias 10 e 17 de junho, praticamente todos os nomes já tinham lançado sua pré-candidatura ao Senado. Zé Reinaldo, Weverton Rocha e Waldir Maranhão já fizeram atos pelo interior e diariamente são apresentados pela mídia do Palácio dos Leões como pré-candidatos do governador Flávio Dino ao Senado.

Sarney Filho também já fez um grande ato em São Luís, inclusive com a presença da ex-governadora Roseana Sarney, o que consequentemente alavancou seus números e o já colocam em primeiro lugar.

Em silêncio e ainda sem saber se vai entrar na disputa, Lobão Filho já desponta com números expressivos, mostrando que é favorito e tem total chances de vencer a eleição em 2018 para o Senado Federal. Se calado, Lobão Filho já aparece entre os líderes, imagina na hora que ele anunciar que será candidato em 2018. Os números são extremamente favoráveis ao peemedebista e uma projeção de vitória é clara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *