Professores de São Luís decidem entrar em estado de greve

Portal Tv Guará

Uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de Educação (Sindieducação) na manhã deste sábado (30) definiu deflagrar a partir do mês de agosto a greve geral dos professores da rede pública municipal de ensino.

A paralisação será deflagrada por conta do não pagamento do reajuste anual da categoria. De acordo com o Sindicato, a Prefeitura de São Luís alegou a crise financeira para não repassar o aumento que seria de 7,64%. Além disso, o Sindieducação denuncia que falta infraestrutura nas escolas, o que faz com que, atualmente, pelo menos 42 escolas da capital ainda não tenham iniciado o ano letivo de 2017.

Na Assembleia realizada neste sábado, os professores decidiram pelos próximos dois meses esclarecer aos pais dos alunos os motivos do movimento grevista. “Nesses meses faremos a mobilização com assembleias regulares e organizadas, para chamar a população, professores, pais e órgãos como o Ministério Público para sensibilizar os órgãos e fazer com que a greve não seja realizada. Mas o movimento já está deflagrado”, esclareceu a presidente do Sindicato, Elisabeth Castelo Branco.

Situação Precária

Não é de hoje que as escolas públicas da rede municipal padecem com problemas estruturais. Desde 2013 foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público para exigir a recuperação das unidades de ensino. Esta semana, o MP cobrou da Prefeitura de São Luís o cumprimento do TAC. O descumprimento, acarretará multa ao município.

4 thoughts on “Professores de São Luís decidem entrar em estado de greve

  1. Isso já era tragédia anunciada, mas parece que Edivaldo ignora tudo o que se refere a educação, eu sempre questiono muitas coisa nos blogs, sobre a falta muitas vezes da Semed, vou iniciar pela empresa da responsável pela limpeza contratada de forma meteórica assim que o prefeito assumiu em 2013 a empresa colocou pessoas para trabalharem nas escolas sem esclarecer quais são as funções e limitações de um profissional de limpeza, onde trabalhei havia uma que dizia não limpar fezes porque não foi contratada para isso, ou seja, limpar banheiro nem pensar, não lhes foi solicitada sequer um exame admissional como faz a própria semed em concurso público, pessoas sem condições de fazer serviços pesado de limpeza, algumas com idades avançadas para o labor, outra coisa porque não deu uma palestra, outra pergunta o jardim do Alberto Pinheiro é muito pequeno e há duas terceirizadas lá e mais uma funcionária de limpeza da Semed, num espaço tão pequeno 3 pessoas na limpeza é muito, e porque as clasi nessa escola trabalham só um turno cada e as outras trabalham 8h nas demais escolas? porque não colocar uma delas em colégio maiores em que o número de alunos é maior, outra coisa é hora de renovar o quadro tem muita idosa que não dá mais conta do serviço, onde moro tem duas escolas cuja funcionárias não têm mais condições laborais e a empresa nada faz para adequar essas pessoas em outro serviço porque limpeza querendo ou não é serviço que exige força laboral, eu questiono isso há muito tempo, na escola a qual trabalho também tem duas de lá que também já não dão mais conta de nada e morrem de medo quando digo que vou questionar isso na Semed, prof. Moacir é preciso que o senhor com sua competências observe esses pormenores, outra coisa a portaria é a mesma coisa pessoas despreparadas, sem qualificações e faz com as instituições de ensino municipal sejam sinônimos de desordem e desorganização, visite as escolas professor olhe por si mesmo a situação do material humano, há escolas com poucos e outras com muitos funcionários porque não equacionar isso? desculpe se ofendi alguém não é preconceito com relação a idade de ninguém, mas o que estou dizendo é fato e a empresa sabe disso

  2. Os professores de Sao luis falam em greve o tempo todo: mas sao uns dos mais bem pagos do pais.. recebem em dia..e tem varios privilegios. O prefeito tem feito diversos beneficios a eles e reformas em diversas escolas. Eu nao consigo entender essa postura dos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *