Prefeito Edivaldo recebe embaixador do Vietnã e reafirma parcerias entre São Luís e Hue

O prefeito Edivaldo recebeu na manhã desta quarta-feira (10) a visita do novo embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, no Palácio La Ravardière. A presença da comitiva vietnamita na capital maranhense teve como objetivo reforçar os laços de amizade entre as cidades-irmãs São Luís e Hue, grande centro econômico daquele país. O ato visa consolidar as parcerias celebradas no ano passado entre as duas cidades, ambas consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A reunião entre o prefeito Edivaldo e o embaixador vietnamita teve como foco o desenvolvimento de ações conjuntas principalmente nas áreas agrícola e de segurança alimentar, setores que o Vietnã tem expertise com comprovado avanço em seus processos tecnológicos e de produção de alimentos.

O prefeito Edivaldo reafirmou o interesse em fortalecer as parcerias firmadas entre as cidades. “Esse novo encontro representa mais um passo dado na busca pelo desenvolvimento de políticas e estratégias que venham contribuir com o desenvolvimento de nossa cidade nos mais diversos setores, de forma que possamos utilizar de suas experiências exitosas para melhorarmos e aprimoramos nossos processos de produção nos segmentos agrícola, econômico, educacional, cultural, da preservação patrimonial, entre muitos outros”, afirmou Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro.

Para o embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, as parcerias celebradas com a cidade de São Luís é parte do projeto diplomático desenvolvido pela Embaixada vietnamita para fortalecimento das relações comerciais entre o Vietnã e o Brasil. “São Luís é preponderante nesse processo por diversas características, entre as quais o fato de ter excelente localização estratégica e avançada logística portuária que facilita a importação e exportação de produtos. Isso só vem reforçar ainda mais nosso interesse em manter o bom relacionamento com a cidade não apenas nos aspectos comerciais e econômicos como também nas áreas cultural, educacional, turística, entre outros segmentos”, disse o embaixador vietnamita, que na reunião também esteve acompanhado pela embaixatriz Nguyen Thu Van e pelo adido cultural do Vietnã, Nong Dam Tuan Linh.

AÇÕES

Na ocasião, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, apresentou à comitiva vietnamita as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís na área da agricultura familiar, elencando projetos em andamento como o premiado Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O secretário anunciou também a implementação de novas iniciativas, como a criação da Central de Mudas, todas as ações com a finalidade de promover o desenvolvimento da agricultura familiar local, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo.

A secretária municipal de Relações Institucionais, Ana Paula Rodrigues, destacou a reunião como um passo importante nas relações de parceria entre São Luís e o Vietnã. A secretária destacou ainda que já existem projetos em andamento fruto da parceria efetivada entre as cidades de São Luís e Hue, e pontuou que o encontro desta quarta-feira (10), inicia as discussões para abranger outras áreas do desenvolvimento, como a agrícola e de segurança alimentar.

PATRIMÔNIO

Entre as ações parceiras em andamento está o desenvolvimento de dois projetos de cooperação internacional para a reabilitação do Patrimônio Histórico da capital maranhense, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph). A proposta surgiu como resultado da viagem realizada pela secretária Ana Paula e o presidente da Fumph, Aquiles Andrade, à cidade de Hue, no Vietnã, para participar do I Encontro de Líderes da Rede de Cidades Culturais.

De acordo com Aquiles Andrade, o projeto prevê a elaboração de propostas de capacitação técnica e de desenvolvimento de instrumentos de captação de investimentos privados para ajudar na recuperação do Centro Histórico.

Na excursão ao Vietnã, ocorrida no ano passado, os representantes enviados pelo prefeito Edvaldo tiveram a oportunidade de realizar palestra sobre o Patrimônio Cultural de São Luís. A capital maranhense também participou da exposição fotográfica realizada no Museu de Hue, onde foi possível apresentar algumas imagens do patrimônio cultural da Ilha.

Ao final da reunião, o prefeito Edivaldo propôs a vinda de uma comitiva do Vietnã a São Luís para participar da semana de festividades a ser realizada em celebração ao aniversário da capital maranhense, em setembro, ocasião na qual a comitiva terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história local.

Participaram também do encontro com a comitiva vietnamita os secretários municipais Lula Fylho (Governo), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Moacir Feitosa (Educação), Socorro Araújo (Turismo), Cursino Moreira (Planejamento), Marlon Botão (Secult), Rommeo Amim (Smedel) e Aquiles Andrade (Patrimônio).

3 thoughts on “Prefeito Edivaldo recebe embaixador do Vietnã e reafirma parcerias entre São Luís e Hue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *