Encontro debateu políticas públicas de enfrentamento das drogas no Maranhão

A Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o I Encontro Maranhense de Políticas Públicas Sobre Drogas no Centro Pedagógico Paulo Freire na UFMA, nos dias 19 e 20 de maio de 2017. O objetivo do Encontro foi fortalecer a integração das várias iniciativas, dos espaços de participação e controle da política sobre drogas estadual e promover um espaço de exposição e diálogo que trate da atualidade das ações produzidas na política sobre drogas nos mais diversos segmentos do poder público e da sociedade civil organizada.

O evento contou com a presença de convidados ilustres como Wellingon Vieira (MG), ex-conselheiro do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD), presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas Do Brasil (FETEB), Daniel Guimarães (PB), pesquisador, escritor e membro da FETEB e Diana Pacífico (PI), representante da Federação Norte Nordeste de Comunidades Terapêuticas (FENNOCT).

“Todo esforço alçado neste encontro visou levar conhecimento e informações sobre o vasto universo da dependência química e as ações desde a prevenção até a repressão, realizadas em nosso Estado. Todo sacrifício não será vão, haja vista fixamos mais um alicerce sobre a política de drogas no Maranhão”, frisou Erisson Sousa, presidente da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) e coordenador do evento. “Também agradecemos à reitora Nair Portella e sua equipe nas pessoas das professoras Dorlene, Marilene Aquino e Davi Andrade pelo apoio organização e construção do evento”, finalizou Erisson Sousa.

Com o tema ‘a melhor prevenção é a sua presença’, o encontro propôs a promoção de um espaço de exposição e diálogo sobre as atuais ações voltadas para as políticas públicas sobre drogas no Maranhão nos diversos segmentos do poder público juntamente com a sociedade civil organizada.

O evento ofertou 10 minicursos, lançamento de livros e várias palestras com profissionais que atuam nos eixos prevenção, cuidado, educação, espiritualidade, autoridade, pesquisa, e reinserção. Além da exposição da 1ª Mostra Maranhense ‘Parceiros da Paz’ com apresentações de trabalhos de ONGs e atividades terapêuticas e da EXPOSEGMA que levou expositores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal.

Representando o governador Flávio Dino, Marcos Pacheco, secretário de Políticas Públicas, falou dos desafios e perspectivas no cenário atual das políticas públicas sobre drogas. “É fundamental que as instituições estejam absolutamente integradas. Por isso, estabelecemos desde o início do ano o Fórum Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, com reuniões a cada 15 dias. Nosso próximo passo é empossar os membros do Conselho Estadual no mês que vem. Teremos um conselho forte, capaz de discutir e decidir os rumos e soluções que precisamos tomar”, destacou Marcos Pacheco.

Nair Portela, reitora da UFMA, falou sobre a importância da união para o fortalecimento das ações “A instituição dos conselhos escolares é fundamental para que esse assunto seja debatido, discutido, que se estabeleçam caminhos. Acredito que com a instituição do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas teremos uma grande força em todas as áreas, para conseguirmos baixar os indicadores negativos. Precisamos, organizadamente, enfrentar e lutar em prol dessa causa que é social, mundial, que assola cada vez mais”, explicou Nair Portela.

Para o presidente da REMADD e coordenador geral do evento, Erisson Sousa Lindoso, o Maranhão tem avançado na aproximação do poder público com a sociedade civil. “A procura de informações acerca da problemática das drogas é muito grande. Por isso, se faz necessário que o poder público e a sociedade civil façam uma integração, atuando como um órgão só numa rede organizada para fortalecer a prevenção e diminuição do tráfico de drogas, onde as polícias têm feito seu trabalho, mas é necessário o apoio de todos nós”, finalizou Erisson Sousa.

Dentre os minicursos, destacaram-se – A importância da comunidade escolar na prevenção às drogas, com o professor e supervisor escolar da Secretaria de Estado da Educação, José de Arimatea Vieira Conceição; Saúde mental, álcool e outras drogas, com o técnico da coordenação de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde, Patrício Barros; O papel da rede psicossocial no tratamento da dependência química, com o diretor do CAPs AD do Estado, Marcelo Costa; e a Criação de conselhos municipais de politicas sobre drogas, com a assessora especial do Governo do Estado, Margareth Cutrim, Codependência, um desajuste biopsicossocial, com o técnico em dependência química Arivaldo Souza, A Mulher enquanto vítima das drogas e a dependência química, com o pesquisador Daniel Guimarães (PB), Reinserção Social através das Com unidades Terapêuticas, com Welington Vieira, presidente da FETEB e Diana Pacífico (PI), representante da Federação Norte Nordeste de Comunidades Terapêuticas (FENNOCT), Fluxo da Rede de Serviços de Saúde, com a professora da UFMA, Ethelanny Pantaleão Leite.

A dra Silvia Viana discorreu palestra sobre a importância dos Conselhos e dos Conselheiros, e o professor Daniel Guimarães explanou sobre a Segurança Pública e a criança e o adolescente, Estiveram presentes o coronel Frederico Pereira, comandante geral da PMMA, coronel Augusta, comandante do PROERD, a deputada federal Eliziane Gama, presidente da comissão externa de combate às drogas na câmara federal, o deputado Estadual Eduardo Braide, criador da Lei n° 10.302/2015, que criou o Conselho Escolar de Políticas Sobre Drogas e o ex-deputado federal e presidente da Fundação Josué Montelo, Nan Souza.

Momento importante do evento foi a manhã de autógrafos onde escritores expuseram seus livros aos presentes no evento. Dr. Ruy Palhano, Rogério Napoleão, Antônio Tote, Manoel Silva, Marcio Aleandro e Celio Luiz Barbosa (PI) levaram seus livros e tiveram momentos muito alegres compartilhando seus exemplares com estudantes e profissionais. A estudante Amanda Martins disse que foi muito importante pra seu aprendizado, pois tinha pouco conhecimento sobre o tema, mas do mesmo modo possui interesse no tema. “Aqui no encontro pudemos sair da zona de conforto e desmistificar a temática sobre drogas” disse a estudante.

Entre as instituições presentes destacamos as Comunidades Terapêuticas Kairós e Peniel de Paço do Lumiar, CTM e Monte de São José de Ribamar, Bom Samaritano de Açailândia, Grupo Amor Exigente, AL-ANON, Pastoral da Sobriedade, Rede Evangélica Nacional de Assistência Social (RENAS), Associação de Lideranças do Maranhão (ALEMA), Associação Metropolitana de Comunidades Terapêuticas (AMECT), União de Conselheiros (as) e ex-Conselheiros (as) Tutelares do Maranhão (UNICECTMA), entre outras. “Agradecimentos especiais damos à equipe de monitoria dos estudantes de turismo e hotelaria da UFMA, liderada pelo professor Davi Andrade, ao Projeto Transformar do missionário Valdir Júnior e à Livraria Evangélica Maranata” concluiu a professora Marilene Sabino, coordenadora do evento e do Departamento de Extensão da UFMA (PROEX).

1 thought on “Encontro debateu políticas públicas de enfrentamento das drogas no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *