Detran-MA: CNH’s já estão sendo emitidas com qr-code

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) já está emitindo a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com código de identificação QR Code. O novo modelo de CHN segue as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), que tem por objetivo dar mais segurança aos condutores e inibir fraudes envolvendo a falsificação desse documento.

O código é impresso no centro da parte superior do verso do documento e é gerado conforme algoritmo de propriedade do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Através de um aplicativo é possível acessar, pelo celular, as informações do condutor no Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Em Janeiro desse ano, o Conselho Nacional de Trânsito, através da resolução 650, alterou o layout das CNH’s adicionando vários itens de segurança. A normativa foi regulamentada pela Deliberação 162 do Contran, publicada no Diário Oficial da União do último dia 28 de abril e já está em vigor. A normativa altera a Resolução 598 do Contran, de 24 de maio de 2016, passando a incluir código de barras bidimensional (Quick Response Code -QR Code).

Na última terça-feira, 2 de maio, primeiro dia de expedição da CNH com o QR-code, foram entregues 428 carteiras. Segundo a Coordenadora do Setor de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, a inclusão do novo código não incorreu em aumento no prazo de entrega das carteiras. “Todas as carteiras são testadas antes de ser entregues ao condutor. É uma medida para garantir que o código está com as informações corretas. Apesar disso as CNH’s estão sendo entregues normalmente sem atraso”, garantiu a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *