Natalino Salgado Filho é empossado na Academia Nacional de Medicina

????????????????????????????????????

Em noite de gala, na última terça-feira, 11/04, na sede da quase bicentenária Academia Nacional de Medicina (ANM) aconteceu a cerimônia solene de posse do seu mais novo acadêmico, o professor, pesquisador e nefrologista, Natalino Salgado Filho. Ele é o primeiro maranhense com residência fixa em São Luís e formado pela Universidade Federal do Maranhão a integrar tão renomada instituição, representando um marco na história da medicina no estado. Natalino passou a ocupar a cadeira de número 19, como sucessor do saudoso médico Clementino Fraga Filho, que faleceu em maio de 2016 e tem como patrono o ex-vice-presidente da República, Manoel Vitorino Pereira.

Para iniciar a solenidade, conforme tradição, o novel acadêmico foi conduzido do salão nobre da sede da entidade, localizada no centro do Rio de Janeiro, ao anfiteatro Miguel Couto, por uma comissão de honra. Em seguida foi executado o Hino Nacional com imagens da fauna e flora brasileira. Ao fim do Hino, o novo acadêmico fez o juramento, recebeu o colar das mãos do presidente em exercício da casa, Cláudio Cardoso de Castro e recebeu o diploma das mãos do acadêmico Nestor Schor. Logo após, foi apresentado pelo acadêmico Omar da Rosa Santos, membro da diretoria da ANM, que narrou a história do nefrologista e toda sua vida acadêmica.

Em seu discurso, Natalino Salgado, agradeceu e destacou a importância de agora fazer parte da egrégia casa “Para mim é um privilégio me tornar membro da ANM. A Casa foi criada em 1829, por Dom Pedro I. É uma das instituições mais antigas do país, e tem 187 anos de serviços prestados à sociedade brasileira. O mais importante para se ressaltar é que a Casa permanece com seu objetivo inicial inalterado, o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do governo brasileiro sobre questões de saúde e educação médica”, destacou o médico.

O evento foi bastante prestigiado por importantes autoridades nacionais e locais, como o ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carrero; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Kléber Morais; a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela; o Secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão; a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages, dentre outras personalidades. Assim como, familiares, amigos, colegas de profissão e outros acadêmicos que lotaram o auditório para apreciar mais uma conquista do já imortalizado na Academia Maranhense de Letras e que agora também está entre os notáveis da medicina no Brasil.

Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, a escolha do nome do professor Natalino Salgado foi um justo reconhecimento ao grande trabalho desempenhado por ele no exercício da sua profissão. E disse estar honrada e orgulhosa da Instituição ter em seu quadro um profissional de tão grande gabarito e que muito fez pelo Hospital Universitário quando foi diretor e também quando foi reitor da Universidade Federal do Maranhão.

Após a cerimônia, foi oferecido um requintado coquetel no salão nobre da ANM em homenagem ao renomado e importante médico.

Conheça um pouco da história do acadêmico:

Nascido em Cururupu-MA, no dia 25 de julho de 1946, o nefrologia formou-se na educação elementar em sua cidade natal, mudou-se para São Luís onde concluiu o antigo período ginasial e científico. Se graduou em medicina pela Universidade Federal do Maranhão em 1973. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e posteriormente fez residência em Nefrologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fundou em 1978 o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, oportunidade em que trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do estado do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *