Banhistas registram tromba d´agua em praia de São Luís neste sábado (25)

A manhã deste sábado (25), foi marcada por forte chuvas na capital maranhense. Porém em determinado momento, a precipitação parou e uma forte ventania tomou conta dos bairros que estão próximos da faixa litorânea de São Luís, o que deve ter ocasionado isso foi o fenômeno da tromba d´agua que teria sido registrado por banhistas que estavam na Praia do Caolho.

Veja as imagens a seguir:

 

O que é uma tromba d´agua?

No sentido popular, tromba-d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. Porém na verdade, tromba- d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente. A maioria das trombas- d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte. 

Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *