Afonso Manoel destaca restauração da Capela São José das Laranjeiras realizada pelo IPHAN

Tombada pelo IPHAN, a Capela São José das Laranjeiras passou por um processo de recuperação, o que possibilitou a preservação de um importante templo católico de São Luís. O vereador Afonso Manoel (PRP) foi um dos principais incentivadores do projeto de restauração. O parlamentar como forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado enviou uma moção de congratulações e aplausos para Maurício Abreu Itapary, superintendente do IPHAN.

Afonso Manoel que tem uma longa caminhada no segmento católico, esteve sempre no IPHAN, solicitando o prosseguimento e conclusão das obras, e no último dia 1º de março, o órgão de preservação do patrimônio histórico entregou a população a Capela de São José das Laranjeiras.

O vereador comemorou muito o fato, pois com a conclusão das obras foi possível realizar o tríduo de São José que foi iniciado no último dia 16 e se estende até o próximo dia 20/03 (segunda-feira).

História da Capela de São José das Laranjeiras

Localizada na Quinta das Laranjeiras ou Quinta do Barão de Bajé, uma das mais famosas e bonitas propriedades de São Luís do século XIX. Construída pelo comendador Luiz José Gonçalves da Silva, era um morgadio formado por uma casa de moradia (em estilo colonial), capela, senzala e alojamento de trabalhadores. Representa uma burguesia extinta, onde aparece acima do pórtico um brasão em cantaria contendo as armas do Comendador Gonçalves da Silva, encimado por elmo. A quinta passou por vários proprietários, até que, em 1938, foi adquirida pela Arquidiocese do Maranhão, que a vendeu aos irmãos Maristas, para a construção do colégio.

1 thought on “Afonso Manoel destaca restauração da Capela São José das Laranjeiras realizada pelo IPHAN

  1. Um prédio histórico que o IPHAN deveria restaurar é o antigo Orfanato Santa Luzia, na rua Grande, entrada do Diamante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *