Acometida por uma Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, a ex-primeira dama de Timon, dona Maria Bernadete de Sousa, a dona Beta, deve sofrer muito por não poder está colaborando com a administração do filho, o prefeito Luciano Leitoa. Sempre com forte influência na construção do grupo político dos Leitoas ajudando o marido Chico Leitoa enquanto estava podendo, dona Beta foi braço forte na fundação do grupo de mulheres do PDT e até mesmo chegou a ser Secretária Municipal de Assistência Social.

Mulher de bom trato e observadora atenta das questões políticas, ela fez algumas descobertas de valor para o grupo. Foi assim com o professor e agora advogado Luis José, militante histórico do PDT. Nos idos anos de 1984, quando o militante ainda era dirigente do sindicato dos comerciários em Teresina, dona Beta foi quem o descobriu para posterior ingresso no PDT.

Ao assistir o dirigente sindical numa entrevista na TV Clube, dona Beta provocou o marido Chico Leitoa que estava ao seu lado: “Este rapaz não é o nosso vizinho que mora aqui do lado?”, indagou ela.

-“É sim”, respondeu Chico Leitoa. “Porque você não o convida para se filiar no PDT?”, emendou dona Beta despertando o marido para a incorporação de Luis José no PDT, partido que ele permanece até hoje como filiado.

Esta foi apenas uma das várias histórias de colaboração da ex-primeira dama…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *