Tim anuncia a milésima cidade com cobertura 4g no Brasil

tim

A TIM atingiu uma marca expressiva no último dia 8 de dezembro. A empresa de comunicação móvel atingiu a cobertura de 1.000 cidades com tecnologia 4G. O número é bem superior a todas as demais concorrentes da marca italiana e a torna a empresa número um em cobertura de redes móveis no Brasil.

Para comemorar o fato, Fernando de Noronha foi escolhida para ser a milésima cidade da operadora a contar com rede 4g.

Porém a Tim tem uma meta mais ousado para 2017. De acordo com o presidente Stefano de Angelis, a operadora espera completar 2.000 cidades com a cobertura. Isso significa dobrar a quantidade de municípios atendidos em apenas um ano, cobrindo mais de 90% da população com internet móvel de alta velocidade. A operadora também espera chegar a 2.800 cidades com cobertura 3G até o final deste ano, o que é algo extremamente difícil considerando que em novembro a operadora possuía 2.012 municípios cobertos.

A Tim atualmente possui 160 milhões de aparelhos habilitados no país, isso a coloca como líder do mercado pré-pago e vice-líder do segmento pós-pago.

Entenda como funciona a tecnologia 4g

Em Fernando de Noronha, o esforço para a cobertura foi ainda maior: a ilha não possui conexão de fibra ótica, restringindo a comunicação a satélites. Para entregar velocidade e latência, a TIM passou a usar satélites de média órbita, que estão mais próximos da Terra (8.000 km de distância). Antes, a operadora usava satélite geoestacionário, que entregava velocidade de até 100 Kb/s e latência de 600 ms. Com a novidade, a latência média passa a ser de 180 ms, e a operadora consegue entregar velocidades de até 30 Mb/s no 4G.

Para viabilizar essa cobertura, a operadora está fazendo um intenso refarming da frequência 2G, ou seja, desabilitando parte do espectro ocioso da tecnologia antiga para a ativação de antenas 4G. Embora a principal frequência adotada para o LTE no Brasil seja de 2.600 MHz, usar 1.800 MHz é uma abordagem inteligente por se tratar de uma frequência menor e permitir mais penetração de sinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *