Funcionários das UPA´s do Maranhão podem entrar em greve no Natal e Ano Novo

whatsapp-image-2016-12-19-at-11-28-30O sistema público de Saúde do Maranhão deve entrar em colapso nos últimos dias de 2016. Isso ocorre, pois profissionais que trabalham nas UPA´s de todo o estado estão ameaçando entrar em greve entre as datas do Natal e Ano Novo. O motivo para a paralisação de atividades é falta de negociação do governo estadual com os trabalhadores e por falta de pagamento do 13º salário de dezembro.

A informação foi repassada pela Força Sindical que representa os filiados ao SindSaúde e ao Sindicato dos Enfermeiros. De acordo com o presidente Frazão, “o governo do Maranhão usando de má fé, mais uma vez não leva nenhuma proposta para Audiência Pública realizada na manhã desta segunda feira dia 19/12 no Ministério Público do Trabalho para resolver o caso dos 8.700 trabalhadores demitidos da ICN e requisitados precariamente pelo próprio governo do Maranhão para continuar trabalhando nas UPAs do Estado,atendendo a população maranhense” [SIC].

whatsapp-image-2016-12-19-at-11-34-48Diante da situação insustentável, uma greve geral está sendo planejada para ocorrer em todas as UPA´s do estado, além de outros protestos. O presidente da Força Sindical no Maranhão ainda faz uma grave acusação, “técnicos e auxiliares de enfermagem, maqueiros, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da súde, prestam serviços hoje ao governo do Maranhão em estado precário, e quase análogo à escravidão a um ano, pois não possuem carteira assinada, portanto não gozando de nenhum direito previsto em Lei trabalhista”, denuncia.

Vale lembrar que o atual secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, é advogado e conhecedor das leis trabalhistas, ou seja, deixa os mais de 8 mil pais de família numa situação degradante por má fé ou simplesmente por pura responsabilidade. Inclusive o próprio pode vir a ser alvo de uma ação civil pública na Justiça do Trabalho.

No entanto, o secretário prefere pagar de “bom gestor” publicando fotos em seu Instagram pessoal de confraternizações com alguns poucos servidores da Secretaria Estadual de Saúde. Em uma das postagens, Carlos Lula ainda informa que os “colaboradores” da SES tem “o respeito e admiração pelo trabalho desempenhado em 2016”.

Pena que os demais 8.700 trabalhadores que estão nas UPA´s não tenham a mesma atenção, respeito e nem ao menos valorização com o trabalho desempenhado. Para estes profissionais, o Natal e o Ano Novo vão ser datas bem amargas.

6 thoughts on “Funcionários das UPA´s do Maranhão podem entrar em greve no Natal e Ano Novo

  1. Vaga pra funcionários público é pra quem passa em concurso ou seletivo público, e não para apadrinhados políticos! Enquanto eles estão brigando por direitos que não tem, quem passou no seletivo está brigando por vagas que são suas por direito! Existe um decreto do governo do estado que proíbe a contratação de funcionários fora de concurso ou seletivo público, ou seja, de acordo com a lei eles nunca poderão ter as carteiras assinadas! Se querem empregos públicos estudem e passem em concursos porque as vagas que eles reinvindicam são, por direito, dos seletivados.

    1. Infelizmente vc pensa só em vc a maior parte dos funcionários das UPAS e hospital geral passaram nesse seletivo.Ñ estamos querendo ocupar a vaga de quem passaou mas sim regularizar a nossa situação.Somos pais e mães de família q precisamos de emprego para sustentar nossas famílias.E ñ somos burros e sim competentes para estarmos atuando em nossos cargos.Antes de tudo o seletivo foi feito para cadastro RESERVA por tanto se alguém desistir pode ser que vc entre.Ñ somos apadrinhados políticos pois provavelmente ñ estaríamos passado por tal situação.E se vc acha q trabalho sem carteira assinada ñ é direto espero q a sua também ñ seja.

  2. Espero que saiam das vagas que são dos seletivados por direito, estão brigando por direitos nos quais ocupam vagas “apadrinhados”saúde do Maranhão tah uma vergonha!!

  3. Que contradição e moral tem o Sindsaúde do Maranhão, o seu presidente nacional, Paulinho da Força defende a nivel a substituição de concursados por terceirados em serviços essenciais como Saúde e Educação, não acredito neste sujeito Frazão, é jogo de cena.aqui no DF vivemos o mesmo engodo com a nossa presidente do Sindsaúde Mala Rodrigues.

  4. Esse Frazão é uma farsa, sendo orientado politicamente pela Força Sindical do Paulinho, que comanda a bancada da terceirização dos serviços públicos essenciais, como Saúde e Educação.Frazão não é pessoa séria, estar enganando sua categoria. Aqui no DF vivenciamos situação semelhante com a presidenta Mala Rodrigues pertencente a mesma Central, puro engodo pois os dois jamais iram contrapor ao seu lider maior.fora com estes dois vendilhões dos Trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *