Comandante da Polícia Militar do Maranhão está na mira de Flávio Dino e pode ser exonerado

coronelpereira
Coronel Pereira no curso de formação da primeira turma da COSAR

O coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante da Polícia Militar do Maranhão, está em uma situação muito delicada, após a ação desastrosa da PM que resultou na morte de Karina Ferreira na cidade de Balsas (810 km de São Luís). A equipe responsável pela tragédia é a famosa COSAR – Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural – a qual foi instituída através do próprio Coronel Pereira quando ele ainda era Comandante do Policiamento Especializado.

Desde o dia 13 de janeiro, quando assumiu o cargo, Coronel Pereira deu mais força para a COSAR e o grupo vem atuando de forma ostensiva no combate a assaltos a bancos e captura de bandidos de alta periculosidade no interior do estado. Acontece que ao mesmo tempo que é usada para combater a violência, as técnicas de enfrentamento ao crime também vem sendo usada de forma equivocada quanto ao tratamento a civis.

Treinados para matar, os membros do COSAR adotam a seguinte linha: “primeiro matar, para depois perguntar”. E foi o que ocorreu no caso de Balsas. Sem nenhum preparo, os militares despejaram uma chuva de balas no carro onde se encontravam as garotas Karina e Kamila Ferreira, a primeira veio a óbito.

Diante da ampla repercussão negativa que ganhou, o governador Flávio Dino (PCdoB) exigiu de forma imediata do secretário Jefferson Portela (PCdoB), respostas da atuação desse grupo. Questionado com a brutalidade e falta de preparo que o COSAR atua, Coronel Pereira deve ser convidado a entregar o cargo.

Vale lembrar que Coronel Pereira tem formação no mesmo curso dos soldados que atuam no BOPE do Rio de Janeiro, ou seja, o comandante da PMMA é um caveira, pronto para as principais operações de combate a violência. Acontece que o grupo treinado e especializado para a mesma atuação parece não estar preparado para atuar no combate a criminalidade sem praticar absurdos como o ocorrido em Balsas.

8 thoughts on “Comandante da Polícia Militar do Maranhão está na mira de Flávio Dino e pode ser exonerado

  1. Quem é vc pra falar de despreparo da policia Militar. Blogueiro que na grande maioria das vezes pública tudo que escuta sem se quer buscar fontes seguras.
    Falar da ação da pm é fácil, difícil é vivenciar o cotidiano de estar sempre entre a vida e a morte.
    Vai haver concurso no ano que vem, faça e entre para as fileiras da pm e mostre que vc pode ser melhor do que quem ja está lá.
    Isso é se vc conseguir passar na prova que exige so o ensino médio.

    1. Sr. Rogério, ser PM é opcao, não obrigação. Já que o é, tem que respeitar as leis. Farda não é licença para executar inocentes. Se vc não quer se submeter a leis e ao perigo da profissão, peça baixa!

  2. Idiota sensacionalista! Querendo fama. Procure saber a verdade, antes de fazer seus posts. Foi um erro induzidos por elas que não respeitaram as ordens.

  3. Grave mesmo é isso aqui:

    GOLPE e CORAÇÃO VALENTE:

    SÃO clichês publicitários elaborados por 1 publicitário! Tal qual o preso JOÃO SANTANA (o Feira…).
    É tal qual FRASE PUBLICITÁRIA de iogurte da DANONE, assim, veja:
    «DANONINHO VALE POR 1 BIFINHO».

    Nunca jamais houve GOLPE; assim como DANONINHO jamais VALE POR 1 BIFINHO…

  4. O nome disso na guerra é “Efeito Colateral”, as duas não pararam na blitz, num carro com vidro fumê escuro, o policial pensa que é bandido fugindo !
    Continue firme Coronel Pereira, o crime é uma guerra que não se vence, mas se combate.

  5. Jefersom Portela o melhor Secretario de segurança da historia do Maranhão, Coronel Pereira e um home de grande competência,o acaso ocorrido pode ter sido uma fatalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *