Mudança na Secretaria de Saúde: Carlos Lula deve entregar o cargo

carloslulaJá faz tempo que o assunto é comentado, mas agora ganhou mais força: a possibilidade do atual secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, entregar o cargo. O advogado já vem reclamando que financeiramente não compensa permanecer no cargo, uma vez que o salário de R$11.154,24 mil (bruto), está bem abaixo do que ele ganha no exercício da sua profissão. Mesmo havendo ainda o acréscimo de uma vantagem no valor de R$5.850 por ser membro do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo, apelidado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) de “Conselhão”, o valor ainda fica do distante do ideal desejado pelo titular da SES.

Porém, outro motivo surgiu para que Carlos Lula venha tomar a decisão de entregar o cargo: o medo de processos por conta de problemas da estrutura da Saúde do Maranhão. De acordo com um membro do PCdoB e com bom trânsito no Palácio dos Leões, o titular da Secretaria de Saúde está muito preocupado com a investigação iniciada pelo Ministério Público quanto a falha do sistema de oxigênio da UTI do hospital Presidente Vargas em São Luís, que resultou na morte de pacientes que estavam internados. Fora outras questões envolvendo a contratação de empresas, processo seletivo, oferta de serviço com eficiência e outros problemas.

Carlos Lula é um dos advogados mais respeitados do Maranhão e conduz seu trabalho com seriedade, porém sabe que por conta do cargo que ocupa e letargia do serviço público que são causados por inúmeros motivos até alguns alheios a sua vontade, ele se torna um alvo fácil de processos e investigações. Dessa forma, ele acabaria com o nome manchado e até poderia causar impedimentos de assumir cargos futuros. Pessoas próximas do advogado afirmam que ele deseja futuramente compor a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

O secretário de Saúde ainda sofre pressão política. O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT), não é muito simpático ao trabalho de Carlos Lula e inclusive chegou a responsabiliza-lo por alguns problemas da saúde pública de Caxias.

Apesar do desejo de deixar o cargo, Lula também entende que está cumprindo uma missão para o governador Flávio Dino, inclusive o próprio comunista pede um pouco mais de paciência ao advogado até que um nome seja encontrado para substituí-lo. E quem surge com mais força para assumir a pasta é a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe. Ela já ocupou o cargo no governo de Zé Reinaldo Tavares (PSB). Porém existem outros interessados também…

4 thoughts on “Mudança na Secretaria de Saúde: Carlos Lula deve entregar o cargo

  1. Essa sim , Vai fazer com o nosso Governador , até pior do q fez com José Reinaldo , aguardem para conferir ,esse ano denunciei ela via associação dos ACS e menbro do CMS no MPF e no estado q vai fazer o mesmo.

  2. Carlos Lula não é um bom gestor, na SES cercou-se de uma garotada jovem, inexperiente, sem capacidade decisória. Além disso a SES é um monstro inadiministrável, pelo tamanho, pelo custo, pela complexidade.
    O Modelo da gestão 100% publica dos hospitais através da EMSERH vai entrar em colapso, não conseguem dar agilidade e velocidade a manutenção e abastecimento dos hospitais tendo que cumprir a burocracia da lei de licitações.
    Nesse interim a receita do estado caiu muito, a SES deve muito a EMSERH, vai acabar mal este modelo estatal.

  3. A desgraça maior ta pra mim com famigerado secretario da falia agricultura familiar Adelmo soares afilhado de humberto coutinho é quem vai assumi, adeus saude do MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *