Hilton Gonçalo deve entrar na corrida eleitoral pelo governo do estado, caso PEC do fim da reeleição seja aprovada

hiltonpsdb3
Hilton Gonçalo e Carlos Brandão podem estar juntos em 2018

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), vem trabalhando nos bastidores para garantir a aprovação da PEC que acaba com a reeleição. Caso venha ser aprovada pelo Senado Federal, governadores e o presidente Michel Temer (PMDB), não vão poder concorrer ao mesmo cargo em 2018. Essa medida atinge diretamente Flávio Dino (PCdoB), que vai ter de pensar em um sucessor. E quem entra nessa corrida eleitoral é o prefeito eleito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB).

Do mesmo partido do governador, Hilton já demonstrou que é um habilidoso articulador político. Foi fundamental para que a campanha de Eduardo Braide (PMN) ganhasse corpo no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Luís. Gonçalo ainda foi eleito com um dos maiores percentuais de votação no estado, 83%. Ainda ajudou a eleger a esposa em Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN); a irmã em Pastos Bons, Iriane Gonçalo (SD) e mais seis prefeitos espalhados pelo Maranhão, além de vereadores e vice-prefeitos.

Apesar de não ser considerado por alguns como um aliado orgânico dos comunistas, Hilton Gonçalo possui bom trânsito pelo Palácio dos Leões. Tem acesso direto ao secretário de Articulação Política e Comunicação, Márcio Jerry (PCdoB); mantém proximidade com o secretário de Segurança, Jefferson Portela (PCdoB); é aliado de primeira hora do secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista (PSDB); dialoga com o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB) e é muito próximo do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

Inclusive, junto com o atual presidente do PSDB, Gonçalo poderia buscar manter a aliança entre comunistas e tucanos no Maranhão, algo que vem sendo considerado por alguns como algo impossível. Em uma readequação de ocupação dos cargos, Hilton pode disputar o cargo de chefe do executivo estadual e Carlos Brandão uma vaga pelo Senado Federal, o que também é interessante para o PSDB.

O caminho está aberto para Hilton Gonçalo. Em 2014, ele plantou a semente e já vem colhendo os frutos. Com o fim da reeleição, o médico ganha força para entrar na disputa pelo governo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *