Felizmente, acabou! O Sampaio finalmente foi rebaixado para a Série C, lamentavelmente

Como torcedor do Sampaio – aquele foi em Sampaio e Vasco, assim como Sampaio e Vila Nova – digo que estou aliviado com o anúncio do rebaixamento da Bolívia nesta terça-feira (8). Afinal já não aguentava mais alimentar uma esperança de sucesso, que nunca seria alcançada. Não com esse time e com a falta de planejamento da diretoria.
 
Mesmo com os cálculos que apontam 99,8% de chance de rebaixamento, eu me apegava aqueles 0,2%, que ainda dava para permanecer na 2º divisão. Agora já não resta mais nada, pois agora é definitivo, chegamos aos 100%, ou seja, rebaixamento decretada. Ufa! Doi, mas doi menos do que viver numa agonia que nunca seria resolvida.
 
Não é o fato do rebaixamento neste ano, que estou afirmando que a diretoria do Sampaio errou. Mas sim, a passionalidade, arrogância e o centralismo existente no comando da Bolívia Querida.
 
Temos que elogiar Sérgio Frota, sim. Ele venceu a Série D, garantiu o acesso a Série B e quase levou o Sampaio a série A em 2015. Porém errou e deve admitir também, faz parte e é saudável.
 
Não esqueço que no fim de 2015, após quase garantir o acesso a primeira divisão, o presidente Sérgio Frota deu uma entrevista coletiva para falar sobre o desmonte do elenco boliviano. De forma arrogante, o cartola disse que só manteve quem ele achava que valia apena: um goleiro e um atacante. Um verdadeiro absurdo!
 
Fiquei abismado com a declaração e imaginei que o time teria dificuldade em fazer a remontagem do elenco para a temporada de 2016, afinal a base estava desfeita. Mas nunca, nunca acreditei que terminaria dessa forma a arrogância, a passionalidade e a falta de planejamento da diretoria tricolor.
 
Em 2016, o Sampaio teve simplesmente 4 treinadores: Marcelo Chamusca, Petkovic, Wagner Lopes e agora Flávio Araújo, um a cada três meses, praticamente. Acredito que o clube chegará ao seu quinto, afinal o Flávio custa R$70 mil por mês e dificilmente será mantido para fazer um planejamento para 2017, visando Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C. Melhor botar qualquer um para terminar o fiasco que foi esse ano, assim deve pensar a diretoria boliviana. Lamentavelmente!
 
Resta torcer para que o clube se erga. Consiga voltar a Série B em 2018. Não será fácil, afinal tudo muda quando você perde verba de Tv e diminui sua exposição na grande mídia, ou seja, vai entrar menos dinheiro, seja por falta de patrocínio ou apoio público.
 
Sérgio Frota que vem levando na raça o Sampaio, muitas vezes, tirando do próprio bolso para manter o clube em atividades, promete ficar até o fim de 2017, quando acaba seu mandato. Torço que caso chegue o fim da sua Era ao final do próximo ano, que seja coroada com a volta a Série B, mas será muito difícil.
 
Eu que fui em Sampaio 0 x 4 Vasco, Sampaio 3 x 1 Tupi e até na última partida em casa, Sampaio 0 x 3 Vila Nova/GO, mantinha uma esperança contínua de reverter o quadro. Faltam duas partidas em casa, talvez por ser apaixonado por futebol, eu até vá, mas felizmente sei que não existe mais risco de eu me decepcionar, afinal o pior já aconteceu, infelizmente!
Já não aguentava em ir assistir um jogo contra o Bragantino e terminar 0 a 0 ou aguardar uma reação contra o Ceará e perder por 3 a 2. Me animar por enfrentar o Brasil de Pelotas, após vencer o Criciúma por 1 a 0, e terminar em 1 a 1. Depois ainda me empolguei com a vitória sobre o Tupi, mas veio o empate contra o Bahia e Goiás, ambas por 0 a 0. Depois a derrota para o Avaí por 2 a 1. Fui poupado de ver as derrotas para o Paraná e Joinville, assim como os empates contra Paysandu e CRB, e infelizmente perdi a grande vitória contra o Naútico por 4 a 3.
 
Que venha 2017! Que o Sampaio recupere seu orgulho, volte a vencer o Moto Club, o maranhense. Volte a ser forte no Nordeste, imponha respeito dentro de casa e Deus nos livre do retorno a Série D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *