Wellington defende Programa de Proteção Animal em São Luís

04-100O deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu, na manhã desta terça-feira (4), a implantação do Programa de Proteção Animal em São Luís, por meio de uma indicação.
Wellington explicou que o Programa de Proteção Animal tem o objetivo de realizar campanhas de vacinação, adoção responsável, paralelo à implantação dos Centros de Acolhimento, bem como a realização de campanhas entre Ong’s e o poder público.
“O programa é exemplo em vários estados do país. Além de fazer o bem aos animais, o programa envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade e que oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) através da utilização de microchips. É um programa de grande relevância, principalmente, em nossa cidade, que tem mais de 15 mil animais abandonados”, disse Wellington.
O parlamentar ainda destacou que o programa ”estabelece medidas para atuar na conservação ambiental, em especial na defesa e proteção animal e no controle de populações, para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso dos cidadãos com os animais, quer sejam cães, gatos, cavalos, pombos ou outras espécies que possam vir a interferir desfavoravelmente nesta relação”, concluiu Wellington.
Programa de Proteção Animal
1-Buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e as agressões ao meio ambiente.
2-Desenvolver ações de Educação Ambiental sobre a fauna junto à sociedade, buscando-se criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais e a necessidade de conservação e respeito à fauna urbana.
3-Instituir um sistema de identificação e cadastramento de animais no município.
4-Fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados na cidade.
5-Instituir mecanismos de coerção e de fiscalização das ações dos cidadãos em relação aos seus animais, através de arcabouço legal específico e ou fazendo-se cumprir a legislação vigente sobre o tema.
6-Elaborar e desenvolver projetos de investigação em parceria com instituições de ensino, pesquisa e de proteção aos animais, para a busca de alternativas ao controle populacional da fauna na cidade, entre outras.

1 thought on “Wellington defende Programa de Proteção Animal em São Luís

  1. Os Animais são Tutelados do Estado são protegidos por Lei Federal e o Poder Público é Omisso diante dos inúmeros cães e gatos Abandonados a própria sorte. Os Ativistas Protetores enxugam gêlo nos resgates…gastam somas vultosas em clínicas particulares porquê não existe um hospital público para os Animais vítimas de Maus Tratos e Abandono. A Lashemaniose é uma epidemia devido ao Não Combate do Governo do Estado ao mosquito “Palha” causador do Calazar. Os Animais são vítimas desse DESCASO do Poder Público que não possui Políticas Públicas de Inclusão Animal por talvez achar que Animal não Vota. Mas, vale ressaltar que: Quem Ama os Animais VOTAM e somos muitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *