Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

HU-UFMA comemora 25 anos como hospital universitário

4 de outubro de 2016 : 10:36

huufmanovoCompletar um ano de existência é uma grande conquista, e o que falar quando uma instituição completa 25 anos de crescimento diário em prol da educação e de uma assistência de qualidade à população de um estado? E em clima de festa e de dever cumprido, toda a equipe do Hospital Universitário da UFMA comemora esses 25 anos que representam apenas uma parte da história, ou seja, só os anos que configuram o período em que o Ministério da Saúde cedeu em 17 de janeiro de 1991  o então Hospital Presidente Dutra  (inaugurado em 28 de julho de 1961 pelo presidente da República, Jânio Quadros) e o Hospital Materno Infantil (inaugurado em 05 de agosto de 1984 pelo presidente da República, General João Batista Figueiredo), para a Universidade Federal do Maranhão. Desde então tornou-se Hospital Universitário da UFMA.

Ao longo desses anos não faltam motivos para comemorar. São mais de 1.300.000,00 (1 milhão e 300 mil) atendimentos ambulatoriais à população entre exames e consultas e cerca de 18.000 internações realizadas anualmente. Na esfera do ensino, a cada ano cerca de 1.200 acadêmicos nas diversas áreas buscaram no hospital um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e uma média de 1.400 residentes formados ao longo desse período. Além disso, o crescimento estrutural e tecnológico é notório.

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Maranhão é composto por duas unidades hospitalares: Presidente Dutra e Materno Infantil, e por 10  unidades ambulatórias: 1- Unidade Campus do Bacanga (dentro da Universidade) ;2- Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC); 3- Centro de Referência em Gastroenterologia e Hepatologia e Centro de Referência em Endocrinologia e Diabetes; 4- Centro de Referência em Oftalmologia; 5- Serviço de Litotripsia e Análises Clínicas; 6- Centro de Prevenção de Doenças Renais; 7- Programa de Assistência ao Paciente Asmático e Ambulatório de Dor Crônica; 8- Banco de Tumores; 9- Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Dermatologia; 10- Prédio Lilian Flores.

Possui atualmente 573 leitos, sendo 77 de UTI (Neonatal, Adulto e Pediátrica), além de 16 salas de cirurgias. No período de 1997 a 2007, durante a gestão do prof. Natalino Salgado Filho, o HU-UFMA passou por grandes transformações na área estrutural e no ensino. Foi o início da implantação dos serviços de alta complexidade, a exemplo de transplantes, cirurgia cardiovascular, hemodinâmica, neuro-cirurgia, traumato-ortopedia e UTI neonatal.

A partir das gestões seguintes, muitas ações foram concebidas e implantadas, visando consolidar a instituição como hospital de ensino, sendo referência para o estado e país. Uma das grandes conquistas foi à implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), que tem proporcionado a unificação administrativa por meio de um software livre para atender às necessidades de gerenciamento dos serviços e atividades hospitalares, melhorando as práticas de todo o complexo HU-UFMA.

Na assistência, o Hospital Universitário buscou, a cada ano, atualizações tecnológicas mediante a aquisição de equipamentos, além da reforma e adequação de vários serviços visando alcançar melhorias estruturais.

O hospital também se destaca na pesquisa com o Centro de Pesquisa Clínica- CEPEC e com a revista “Pesquisa em Saúde”, cujo corpo editorial é formado por expoentes pesquisadores nacionais e internacionais e, somada a veiculação em mídia impressa e eletrônica, posicionou o periódico do Hospital Universitário entre as importantes publicações da área da saúde no Brasil.

Por sua vez, a Extensão foi marcada pela criação de novas Ligas Acadêmicas e com elas foram desenvolvidas várias ações em prol da comunidade maranhense, tendo como aliado os trabalhos desenvolvidos no campo do ensino, com a ampliação da oferta para novos ingressos na Residência Multiprofissional em Saúde e a aprovação de novos programas na Residência Médica e a criação do Programa da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. A consolidação desses programas é fruto de uma busca constante por metas e objetivos, realizada pelos diretores do HU-UFMA e, atualmente, tendo como base o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – REHUF, com provimento de recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS).

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados. O primeiro concurso da Ebserh destinado para o HU-UFMA foi marcado por ter sido o maior concurso público realizado no Maranhão. Ele ofereceu 1.877 vagas, das quais já foram convocados até setembro deste ano 1.635 profissionais.

O caminho é longo, a batalha é árdua, mas perseverando para cumprir com sua missão de formar profissionais da saúde e atender aos usuários do SUS, com qualidade, é possível vencer barreiras e colher bons frutos. Para comemorar todas essas e outras conquistas, uma programação repleta de atividades irão dá um toque especial para o mês de outubro. Entre elas estão, a Corrida do HU-UFMA, IV Feira do Trabalhador, IX Jornada Científica, Cerimônia oficial de comemoração do jubileu de prata, mutirões de saúde para redução da fila do hospital, entre outros. Confira a programação na íntegra e venha comemorar conosco.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>