DataM é desmoralizado e perde credibilidade, após resultado final do 1º turno em São Luís

O DataM foi um dos institutos que conquistou credibilidade, após acertar o resultado em 2012 e ficar próximo da conta final em 2014, porém pode ter jogado fora tudo que foi conquistado nos últimos anos. As pesquisas apresentadas pela empresa do jornalista José Machado, apontavam uma tendência fora do normal, sempre colocando Edivaldo Holanda Júnior (PDT), eleito no primeiro turno e próximo dos 60%.

A última pesquisa do DataM botou Edivaldo com 55% dos votos válidos, Wellington (PP) com 20%; Eduardo Braide (PMN) 13%; Eliziane (PPS) 5%; Fábio Câmara (PMDB) 2%; Rose Sales (PMB) 1% e Claudia Durans (PSTU) 1% e os demais com percentual abaixo de 1%.

É óbvio que a proposta do DataM era induzir o eleitorado a votar em Edivaldo e definir a eleição no primeiro turno, mas isso não aconteceu, pois Edivaldo terminou com 10 pontos a menos do que apresentado. No resultado final ele teve 45% dos votos válidos e Eduardo Braide 8 pontos a mais, terminando com 21%.

O jornalista José Machado chegou a ficar chateado com este jornalista, após ter publicado uma declaração do coordenador da campanha de Eliziane Gama (PPS), que afirmou que Machadinho deveria estar preso por conta das práticas cometidas ao longo da campanha. Porém, os números finais da eleição deixaram evidente que existia algo de estranho nas pesquisas apresentadas pelo DataM.

2 thoughts on “DataM é desmoralizado e perde credibilidade, após resultado final do 1º turno em São Luís

  1. DataM não poderia prever que um debate fosse alterar tanta coisa. Além de que, o nome Braide não saia de 1 digito e as pesquisas foram feitas antes desse debate. Matéria completamente sensacionalista.

  2. Nao foram as pesquisas desmoralizadas. A propria população se desmoralizou por acreditar numa conversa mole dessa de Eduardo Braide. Eu estou perplexo como o povo é facilmente manipulado. E nem falo de quem nao tem informação e educação, por que foram estes mesmos que cairam nessa conversa mole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *