Cerimônia Oficial de Comemoração do Jubileu de Prata do HU-UFMA acontece hoje

outubro2016-huufma2Com o tema “25 anos de História de Educação em Saúde” será realizada amanhã, 25/10, às 18h30, a Cerimônia Oficial de Jubileu de Prata do Hospital Universitário da UFMA e a abertura da IX Jornada Científica e o I Encontro de Ex-residentes do HU-UFMA, no auditório central da Universidade Federal do Maranhão, com participação de autoridades, homenageados e demais profissionais que fazem parte da história do hospital.

Completar um ano de existência é uma grande conquista, e o que falar quando uma instituição completa 25 anos de crescimento diário em prol da educação e de uma assistência de qualidade à população de um estado? E em clima de festa e de dever cumprido, toda a equipe do Hospital Universitário da UFMA comemora esses 25 anos que representam apenas uma parte da história, ou seja, só os anos que configuram o período em que o Ministério da Saúde cedeu em 17 de janeiro de 1991  o então Hospital Presidente Dutra  (inaugurado em 28 de julho de 1961 pelo presidente da República, Jânio Quadros) e o Hospital Materno Infantil (inaugurado em 05 de agosto de 1984 pelo presidente da República, General João Batista Figueiredo), para a Universidade Federal do Maranhão. Desde então tornou-se Hospital Universitário da UFMA.

Ao longo desses anos não faltam motivos para comemorar. São cerca de 1.300.000,00 (1 milhão e 300 mil) atendimentos ambulatoriais à população entre exames e consultas e cerca de 18.000 internações realizadas anualmente. Na esfera do ensino, a cada ano cerca de 1.200 acadêmicos nas diversas áreas buscaram no hospital um aperfeiçoamento de seus conhecimentos e uma média de 1.400 residentes formados ao longo desse período. Além disso, o crescimento estrutural e tecnológico é notório.

O HU-UFMA possui atualmente 573 leitos, sendo 77 de UTI (Neonatal, Adulto e Pediátrica), além de 16 salas de cirurgias. No período de 1997 a 2007, durante a gestão do prof. Natalino Salgado Filho, o HU-UFMA passou por grandes transformações na área estrutural e no ensino. Foi o início da implantação dos serviços de alta complexidade, a exemplo de transplantes, cirurgia cardiovascular, hemodinâmica, neuro-cirurgia, traumato-ortopedia e UTI neonatal.

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados. O primeiro concurso da Ebserh destinado para o HU-UFMA foi marcado por ter sido o maior concurso público realizado no Maranhão. Ele ofereceu 1.877 vagas, das quais já foram convocados até setembro deste ano 1.635 profissionais.

O caminho é longo, a batalha é árdua, mas perseverando para cumprir com sua missão de formar profissionais da saúde e atender aos usuários do SUS, com qualidade, é possível vencer barreiras e colher bons frutos. Para comemorar todas essas e outras conquistas, uma programação repleta de atividades deram um toque especial durante todo o mês de outubro, tendo a culminância amanhã, 25/10, com a Cerimônia Oficial de Comemoração do Jubileu de Prata, que além de muitas homenagens a profissionais e instituições parceiras, terá também o lançamento do selo e do carimbo comemorativo dos 25 anos do HU-UFMA, além da noite de autógrafos de livros de autoria dos próprios colaboradores do hospital, paralelamente a uma apresentação musical e coquetel de congraçamento.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *