Termômetro de Transplantes é instalado no HU-UFMA

huufmanovoAperte o coração e faça parte da lista da esperança! Quer saber como fazer parte? Trata-se da campanha promovida pela Central de Notificação, Distribuição e Captação de Órgãos do Maranhão (CNCDO), em parceria com o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) e a Faculdade Maurício de Nassau, que disponibiliza um totem em que dados referentes aos transplantes no estado são atualizados automaticamente.

Ele funciona como um termômetro que acompanha a lista de espera para transplantes e a quantidade de doações realizadas. Neste mesmo aparelho existe a possibilidade de qualquer pessoa se declarar doador de órgão. Basta apertar no coração que representa a vida e a esperança daqueles que aguardam por uma doação, sendo contabilizada a quantidade de doadores declarados. Mas esse é só um ato simbólico e de sensibilização, pois só quem pode autorizar a doação é a família.

O termômetro ficará todo o mês de agosto na recepção da Unidade Presidente Dutra do HU-UFMA com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador, além de desmistificar o tema e esclarecer dúvidas que cercam o assunto. Em seguida ele percorrerá outros espaços que tenham um grande fluxo de pessoas, a exemplo dos shoppings centers.

SETEMBRO VERDE

A campanha não termina por aí, pois paralelo a itinerância do totem, entraremos em poucos dias ao mês destinado a campanha nacional em prol da doação de órgãos. Este ano a Secretaria de Estado da Saúde – SES por meio da CNCDO e com o apoio do HU-UFMA preparou uma programação especial que acontecerá de 01 a 30 de setembro.

Com o tema: Seja doador de órgãos e informe a sua família! A campanha de 2016 contará com várias atividades educativas e culturais, objetivando informar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

A primeira atividade da campanha será a Solenidade de Abertura com a presença de autoridades, profissionais da área, público em geral e a imprensa com o intuito de divulgar informações sobre a campanha e transplantes a toda sociedade. Esta cerimônia será realizada no dia 01 de setembro de 2016, às 09h, no auditório do complexo de comunicações da Assembleia Legislativa do MA.

Durante todo o mês de setembro acontecerão ações de divulgação em vários hospitais e em stands nos shoppings da capital. No dia 24/09 acontecerá o encerramento da campanha com uma caminhada na Avenida Litorânea, com concentração às 15h na Praça do Pescador, com o intuito de mobilizar e informar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

No mês da campanha alguns prédios e monumentos públicos receberão iluminação na cor verde em alusão ao símbolo da doação de órgãos (Laço Verde).

SAIBA MAIS

No Maranhão os transplantes de órgãos tiveram início no ano 2000, por meio do Hospital Universitário da UFMA (1º hospital credenciado para transplantes no estado); mais recentemente o Hospital Santa Mônica em Imperatriz também iniciou o programa de transplante renal. Há 03 estabelecimentos credenciados para transplante de córnea, todos situados na capital. De março de 2000 a julho de 2016 foi realizado um total de: 1293 transplantes de córneas e 520 de rins.

Atualmente, a CNCDO gerencia uma lista de espera com 959 pacientes; sendo 811 para córnea e 148 para rim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *