Nova legislatura da Câmara de Vereadores de São Luís já tem garantia de 20% de renovação

Mais de um terço dos vereadores trocaram de partido alterando composição de plenário da Câmara Municipal.A cada eleição ocorre um processo natural: a renovação de caras nos parlamentos. Em São Luís, o percentual foi alto na última eleição, mais de 50% dos nomes que assumiram a atual legislatura, não estavam presentes na anterior. É bem verdade que alguns acabam retornando, após um período de ostracismo na política e não significam nenhuma novidade. Para essa eleição, um percentual de 20% já está garantido de renovação, uma vez que Fábio Câmara (PMDB), Helena Duailibe (PMDB), José Joaquim (PSDB), Nato (PRP), Roberto Rocha Júnior (PSB) e Rose Sales (PMB), não vão para a reeleição.

É bem verdade que no caso de Helena e Nato, os substitutos são o marido Afonso Manoel (PRP) e o filho Nato Júnior (PP), respectivamente, o que significa os dois nomes ainda representados para a próxima legislatura.

O percentual de renovação deve crescer, alguns apostam que esse número deve chegar a 50%, ainda mais pelo fato de vereadores de mandato estão disputando entre eles mesmo, as vagas. Um dos principais exemplos está no chapão do DEM/PDT/PR/PROS, onde sete parlamentares devem disputar 6 vagas. Nessa chapa por exemplo, Barbosa Lages (PDT) e Marquinhos (DEM), correm sério risco de sobrarem e terminarem sem mandato.

Outro exemplo é na coligação do PSB e PP, onde Estevão Aragão, Chaguinhas, Luciana Mendes e Manoel Rêgo. também disputam a vaga com outros fortes concorrentes. Nessa chapa o risco quem corre é Luciana e Manoel. Vale lembrar que nessa composição estão os nomes de Nato Júnior (PP) e Kátia Lobão (PP), candidatos com chances reais de eleição.

Na chapa do PSC e PCdoB, três vereadores vão brigar para se manter no parlamento, porém a situação mais cômoda é a de Barbara Soeiro (PSC), que deve sobrar na disputa por conta do seu forte potencial de votação. Já Professor Lisboa (PCdoB) e Ricardo Diniz (PCdoB) vão brigar com os demais nomes: Batista Matos (PCdoB), Marcelo Poeta (PCdoB) e Dr Fernando (PCdoB).

Por fim, outra briga grande vai ser na coligação PPS, PSDB e PSDC, onde quatro vereadores de mandato vão se digladiar para alcançar o número máximo de vagas. Nessa composição, Armando Costa (PSDC) e Josué Pinheiro (PSDB), estão mais tranquilos. Já Dr Gutemberg (PSDB) e Eidimar Gomes (PSDB) vão disputar com os jovens Eduardo Bruno (PPS), Pintinho Itamaraty (PSDB) e Umbelino Júnior (PPS), as vagas.

Diante do exposto é possível imaginar que o percentual de 50% de renovação, esteja praticamente garantido, fora a disputa em chapas e partidos que estão menos inchados, mas não estão livres de surpresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *