Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

PRE/MA representa contra partido do vereador Pedro Lucas por propaganda partidária irregular

20 de julho de 2016 : 10:59

pedrolucasedivaldoA Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA) representou contra o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por prática de propaganda partidária irregular. De acordo com a ação, o partido utilizou o tempo destinado à propaganda partidária para promover o pré-candidato a prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

O PTB, ao longo do mês de junho, teria promovido o atual prefeito da capital maranhense, Edivaldo de Holanda Braga Júnior, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Nas inserções do partido, Edivaldo anunciou suas realizações no exercício do cargo. Segundo a ação, o “PTB submeteu-se a ser um veículo de propaganda do PDT e da futura candidatura do Sr. Edivaldo Holanda Júnior à reeleição ao cargo de Prefeito de São Luís”, o que também é vedado por lei.

De acordo com a PRE/MA, ao permitir a promoção pessoal de pretenso candidato a cargo eletivo em programa partidário e, no caso do PTB, permitir ainda a participação de pessoa não filiada, os partidos submeteram-se à aplicação de penalidade definida em lei, que prevê o desconto de tempo de programação no semestre seguinte àquele em que é praticado o ato ilícito.

Por esse motivo, a Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão pede que o direito de transmissão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) seja reduzido em cinco vezes o tempo das inserções irregulares no primeiro semestre de 2017, já que a pena não pode ser aplicada no segundo semestre de 2016, por ser proibida a veiculação de propaganda partidária gratuita nesse período.

Um comentário em “PRE/MA representa contra partido do vereador Pedro Lucas por propaganda partidária irregular”

  1. Carlos Alberto

    5 anos atrás  

    Eles ja sabiam desta penalidade que pouco importa em 2017. Tudo macumunados

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>