Charles Dias se articula junto a Sarney e senadores para assumir vaga no conselho do CNJ

CharlesDiasEleito conselheiro federal da OAB em novembro de 2015, o advogado Charles Dias, já se articula para ocupar um posto mais alto, o de conselheiro do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. A escolha dos novos membros só ocorre no próximo ano – mais precisamente no mês de agosto – mas o maranhense tem procurado de forma bem antecipada o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB) e os três senadores do Maranhão, para que eles possam indica-lo para uma das vagas.

O CNJ é composto por 15 conselheiros, sendo nove magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada. E são as duas vagas destinadas aos advogados que Charles Dias está de olho.

A indicação da vaga pleiteada por Charles ocorre por meio da OAB e deve ser referendada pelo Congresso Nacional. Atualmente os dois membros da cota de advogados são membros do Conselho Federal da OAB, o primeiro é do Piauí, José Norberto Lopes Campelo e o segundo é do Espírito Santo, Luís Claudio Silva Allemand.

Charles acredita que vai contar com o apoio dos três senadores – Lobão (PMDB), João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) – principalmente pela sua postura de distanciamento em relação ao governador Flávio Dino (PCdoB). Fato este que pode ajuda-lo, uma vez que os três membros da Casa alta também tem posicionamento semelhante.

Como advogado, Charles Dias é conhecido por defender nomes bem conhecidos do Maranhão como o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) e o agiota Pacovan, assim como o Sindicato dos Servidores do Judiciário do Maranhão – Sindjus-MA.

Vale lembrar também que foi a articulação e a engenharia política montada por Charles Dias que garantiu a vitória de Thiago Diaz para o cargo de presidente da OAB do Maranhão. Charles chegou a ser pré-candidato ao cargo majoritário, mas acabou abrindo união e selando uma composição com o jovem advogado. Ambos surpreenderam e derrotam a franca favorita, Valéria Lauande.

1 thought on “Charles Dias se articula junto a Sarney e senadores para assumir vaga no conselho do CNJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *