SINDUFMA promoverá debate sobre os “fluxos de capital para o ensino superior”

Sindicato dos professores das Universidades Federais do Maranhão (SINDUFMA) promoverá na tarde da próxima quarta-feira, 24, um debate com a presença do professor Gil Vicente Reis de Figueiredo, membro do Fórum Nacional de Educação e diretor de Relações Internacionais do PROIFES. O evento, que será realizado no auditório da PPPG, (Ceb Velho), às 15h, terá como tema “Fluxos de capital para o ensino superior privado”.

Promovido em parceria com o Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão (SIMPROESSEMA) e a Federação de Sindicatos PROIFES, o debate tem como objetivo alavancar a discussão sobre o espantoso crescimento de repasses financeiros dos cofres públicos à educação superior privada. Em 2017, esse repasse superará, possivelmente, o patamar de 0,4% do PIB, equivalente a 60% de todo o orçamento das Universidades e Institutos Federais.

Na avaliação do professor Gil Vicente, não há um controle sobre os fluxos de capitais para o ensino superior privado, o que pode acarretar inúmeros prejuízos para a economia e para a educação federal. “Não há o devido controle sobre a qualidade do ensino ofertado e nem sobre os lucros abusivos que vêm sendo obtidos pelas empresas do ensino privado, em detrimento dessa mesma qualidade, com a forte redução percentual da parcela de recursos recebidos que vai para o pagamento dos salários dos professores, gerando más condições de trabalho, rotatividade, baixa contratação de docentes com maiores titulações, redundando em precária qualidade dos serviços educacionais oferecidos”,  afirma o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *