Rebanhão 2016 encerra e a alegria continua…

Encerrou na terça-feira de caranval (9), com missa presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Belisário, o 26º Rebanhão, maior encontro de Carnaval promovido ela Renovação Carismática Católica (RCC) Maranhão. Com participação de mais de 20 mil fiéis, durante os três dias de encontro, o evento reuniu carismático, simpatizantes do movimento e membros de outros movimentos, pastorais e novas comunidades da cidade, além de ter contato com a transmissão pela Rádio da Arquidiocese de São Luís, Educadora AM 560khz.

“O bom do Rebanhão é que as experiências vividas no encontro se estendem para nosso cotidiano, vivendo os sacramentos e participando de um grupo de oração, onde podemos exercitar entre irmãos os carismas do Espírito Santo”, explica o Presidente arquidiocesano da RCC de São Luís do Maranhão, Raphael Schliebe. Por ser um evento pioneiro, dessa natureza, o Rebanhão abriu caminho para que outros movimentos, pastorais, paróquias e novas comunidades, também realizassem experiências similares.

Nesse ano, os palestrantes convidados, padre Antonello Cadeddu e padre Marco Antônio, da Comunidade Aliança da Misericórdia, de São Paulo (SP) e padre Moacir Anastácio e o leigo César Torres, da comunidade Renascidos em Pentecostes, de Brasília (DF). Todas as reflexões foram baseadas no tema: “Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4,36b). Além das palestras, os momentos de oração intensos, com exercício dos carismas, característica marcante do movimento carismático, foi a parte da programação mais esperada pelos fiéis que estiveram no retiro. Sobretudo com relação a padre Antonello Cadeddu, que tem uma missão internacional, veio recentemente de um momento longo na Cracóvia, lugar da Jornada Mundial da Juventude, onde realizou vários períodos de formação.

“Eu me decidi por ter uma vida mais ativa na Igreja, no último Rebanhão em que padre Antonello esteve aqui. Na época, meu filho ainda era muito pequeno e ele convidou os jovens que quisessem mudar de vida. Mesmo casada, mas jovem, eu senti vontade de ir e a oração daquele dia, me modificou. Hoje sou uma pessoa mais entregue na Igreja e sinto-me a cada dia impulsionada a levar outras pessoas, que viviam como eu, a tomarem uma decisão mais firme quanto a servir a Deus”,  testemunhou a radialista Adriana Duarte, do grupo de oração Jesus está Conosco, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Bequimão.

Enquanto o Carnaval é considerado por muitos um período de fuga da realidade, onde as pessoas costumam se fantasiar e buscar nas brincadeiras uma forma de extravazar as vicissitudes da vida, nos Encontros e Retiros de Carnaval, no lugar da fuga da realidade, é proposto um novo estilo de vida. “Em encontros como o Rebanhão, as pessoas encontram uma oportunidade de refletir sobre a vida e quebram o paradigma de que viver Deus é algo triste e sem graça, cheio de privações forçadas e entediantes. Ao contrário, a opção consciente por passar o Carnaval em eventos como o Rebanhão, nos mostram o quanto é bom ser livre para escolher e o quanto é importante poder ter essa opção”, reflete a administradora piauiense Naiana Cavalcante, que mora em São Luís por motivo de trabalho e há quatro anos participa do Rebanhão.

Desde 2003 acontece também a versão mirim do evento, o Rebanhãozinho, voltado para crianças de 7 a 11 anos. Nesse ano, foram mais de 500 crianças, durante os três dias de evento, que participaram de uma programação específica para elas, com brincadeiras, música, animação, assistiram peças de teatro e rezaram.

“Eu fiquei admirada quando cheguei na tenda, com mais de 100 crianças e vi todas rezando. Nunca imaginei que crianças fizessem isso, achando tão divertido quanto brincar”, admirou-se uma das mães presentes no evento.

A transmissão feita pela Rádio Educadora, reatou a parceria de transmissões, realizadas por mais de 15 anos, com eventos da RCC, como o  Rebanhão e Vinde a Mim. Assim foram beneficiados os que não puderam participar do Rebanhão, por motivos diversos, mas queriam acompanhar.

Crianças, jovens, adultos e melhor idade, participaram do evento, que marcou a contagem regressiva, na capital, para a edição 2017, quando o movimento celebra o Jubileu de 50 anos de existência no mundo e o Rebanhão promete trazer novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *