Igrejas Cristãs do Maranhão realizam abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

campanhafraternidadeA Arquidiocese de São Luís em parceria com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), realizam a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE), neste sábado (13), às 14h30, no Ginásio Castelinho. No Maranhão, o Conic é representado pelas Igrejas Católica Romana, Luterana e Síria Ortodoxa de Antioquia. A campanha desse ano tem como tema: Casa Comum, nova responsabilidade e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

A programação contemplará uma celebração ecumênica, espetáculos teatrais, apresentação da proposta da campanha e será encerrada com uma missa presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. São esperados milhares de fiéis das diversas Igrejas envolvidas na realização da CFE.

Diversas questões influenciaram a escolha do tema da CFE de 2016, dentre eles a “Peregrinação por justiça e paz”, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Este destacou a necessidade urgente da superação do modelo de desenvolvimento que se baseia no consumo e na ganância; além da Encíclica do Papa Francisco Laudato Sí sobre o cuidado da Casa Comum. Para esse ano, a CFE tem como objetivo geral assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Campanha – Desde 1964, a Campanha da Fraternidade (CF) é realizada anualmente, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período da Quaresma e tornou-se uma grande referência no país. Seu principal objetivo é despertar nos fiéis a solidariedade e a reflexão sobre um problema concreto que está diretamente ligado a realidade da sociedade brasileira, buscando sempre promover espaços de discussão e reflexão para que possam ser encontrados caminhos de solução para esses problemas.

Todos os anos é escolhido um tema bastante especifico, que sinaliza uma realidade que necessita ser transformada. E, de modo geral, os lemas explicitam a direção da mudança que se busca com a campanha daquele ano. Muitos dos temas escolhidos pela Igreja para serem tratados nas CFs, pautaram também discussões em outros espaços fora da Igreja. Podemos relembrar a campanha de 2014, que abordou o tráfico humano e que teve influência na produção televisiva do país.

Ecumenismo – Essa capilaridade das discussões sobre as temáticas abordadas nas CF’s gerou um diálogo fértil entre a Igreja Católica no Brasil e outras Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Atualmente, formado pelas igrejas Católica Apostólica Romana; Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Episcopal Anglicana do Brasil; Presbiteriana Unida do Brasil; e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Desse diálogo emergiu a proposta de realizar a CF de forma ecumênica, em parceira com as Igrejas que compõem o CONIC. Assim aconteceu, em 2000, a primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), e ao longo da história da CF aconteceram três edições nesta perspectiva: 2000, 2005 e 2010. “Espírito Santo é a força que nos move para superarmos as barreiras da divisão. A Campanha Ecumênica é, portanto, um testemunho de unidade”, afirmou secretária-geral do CONIC, pastora Romi Márcia Bencke.

Uma das grandes contribuições das Campanhas da Fraternidade foi sempre questionar e inquietar a sociedade sobre um tema, fazendo com que essa inquietude se desdobrasse em gestos concretos sobre a problemática. Nesse ano, devido a amplitude do tema, os gestos concretos começam em cada um de nós e se estendem até as instâncias do estado.

No âmbito da espiritualidade, o gesto concreto que foi proposto para a Quaresma é a realização de um jejum para evitar o consumismo extremo e o desperdício de alimentos. A proposta é que a economia gerada possa ser convertida em doação a projetos sociais ou para algum necessitado. Outro ponto importante é a prática da oração conjunta.

Um diferencial bastante significativo da CFE 2016 é que ela será realizada em dimensão internacional. Uma organização alemã ligada aos bispos católicos daquele país, chamada Misereor, realizará a sua Campanha de Quaresma em parceria com o CONIC, abordando na Alemanha o mesmo tema que será trabalhado aqui.

1 thought on “Igrejas Cristãs do Maranhão realizam abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *