“O meu partido tem sido aliado (da Prefeitura de São Luís), mas não somos alienados”, dispara Honorato Fernandes

IMG-20160202-WA0004Considerado um dos melhores vereadores na atual legislatura, Honorato Fernandes (PT), concedeu entrevista exclusiva a este jornalista para falar do atual momento do PT, eleições 2016 e desempenho da Câmara de Vereadores.

O petista revelou que não sabe se o PT vai apoiar o projeto de reeleição de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), mas que no momento o partido segue como aliado da administração municipal e que essa discussão precisa construída e melhorada. Para enfatizar a necessidade da abertura do dialogo, o vereador dispara: “o meu partido tem sido aliado, mas não somos alienados”. Inclusive ele revela que existe uma corrente interna na legenda defendendo a candidatura própria ou até mesmo o apoio a outro candidato.

Honorato Fernandes descarta qualquer possibilidade de disputar a vaga de vice-prefeito e que seguirá como candidato a reeleição de vereador, uma vez que ele diz existir a necessidade do PT garantir um espaço no parlamento municipal, uma vez que petistas passaram anos fora da Câmara de Vereadores.

O parlamentar ainda fala da sua atuação e sobre a liderança do governo que ocupou ao longo de 2013, mas que optou por deixa-la em 2014. Honorato de forma breve faz uma avaliação do trabalho da Câmara ao longo dos últimos três anos.

Confira na íntegra a entrevista:

Blog Diego Emir – Honorato qual avaliação o senhor faz da Câmara Municipal ao longo desses últimos três anos?

Honorato Fernandes – A Câmara de São Luís teve um papel importante no debate de temas fundamentais da cidade, tendo votado a favor de todos os projetos importantes e ao mesmo tempo, feito as críticas necessárias para a melhoria da qualidade de vida do povo ludovicense. Tem sido um espaço importante da manifestação da vontade da população.

Blog Diego Emir – E o seu mandato? O senhor foi líder de governo no primeiro mandato e depois exerceu papel importante na articulação interna. O senhor lhe colocaria como protagonista no parlamento municipal?

Honorato Fernandes – Tenho lutado para colocar o mandato o mais próximo da população e dos temas da cidade. Não me considero um protagonista, apenas tenho buscado ouvir mais e melhor a cada dia as manifestações da população e ao mesmo, costurar com meus pares e outros agentes o atendimento de demandas sócias da cidade.

Blog Diego Emir – O que fez o senhor deixar a liderança?

Honorato Fernandes – A liderança do governo é um convite feito pelo prefeito. Aceitei o convite e busquei contribuir da melhor forma possível. Entreguei a liderança por entender a necessidade de exercer melhor o papel de vereador e estar mais próximo da base, pois a liderança no primeiro ano me obrigou a estar disponível integralmente na defesa do governo.

Blog Diego Emir – O senhor se arrepende de ter assumido esse posto no primeiro ano de mandato?

Honorato Fernandes – De forma alguma. A liderança me fez amadurecer muito. Alguém de primeiro mandato assumir a liderança e conseguir aprovar todos os projetos que beneficiaram a população e estabelecer com os demais colegas vereadores as relações de respeito, mostram que cumpri minha missão. Sou grato pela oportunidade e experiência.

Blog Diego Emir – Qual é a posição do PT em relação ao executivo municipal?

Honorato Fernandes – O PT faz parte formalmente da base de apoio ao prefeito, entretanto ao mesmo tempo que elogiamos as medidas acertadas, temos criticado de forma construtiva tudo aquilo que entendemos não está de acordo com a vontade e necessidade da população de São Luís. Sou aliado, o meu partido tem sido aliado, mas não somos alienados.

Blog Diego Emir – O PT vai apoiar a reeleição de Edivaldo?

Honorato Fernandes – Não sei! Pessoalmente busquei durante muito tempo a aproximação real do meu partido com a gestão do prefeito Edivaldo e com a construção de um projeto melhor para cidade. Hoje o PT passou a intensificar a discussão sobre o melhor caminho nos próximos quatro anos para São Luís e para o nosso partido. Política é feita de gestos concretos e um casamento somente acontece quando as duas partes se sentem felizes.

Blog Diego Emir – Existe a possibilidade de uma candidatura própria do PT em São Luís?

Honorato Fernandes – Sim, uma parte do PT tem buscado construir uma candidatura própria, inclusive com nomes dos quadros do partido que já se colocaram à disposição para fazer esse debate com a Sociedade Ludovicense.

Blog Diego Emir – O seu nome vem sendo cotado para ser vice do Edivaldo ou até mesmo do Bira do Pindaré, existe essa possibilidade? O senhor tem interesse?

Honorato Fernandes – Tenho trabalhado para fortalecer a participação no legislativo municipal, nosso objetivo pessoal e partidário nesse momento é a busca da reeleição e que o partido tenha mais de um membro na Câmara Municipal de São Luís. Quanto a indicação de vice, caso o PT resolva coligar, será uma decisão construída pelo partido e suas forças. O que tenho defendido é que a gente resolva a tática eleitoral e que possamos marchar no fortalecimento partidário na capital contribuindo para São Luís encontrar o caminho que merece. Se o partido entender que o caminho é a reeleição do prefeito, o partido apresentará nomes que possam contribuir, se entender que nesse momento precisamos construir novas estradas, fará da mesma forma. Quanto ao companheiro Bira, com quem já tive a honra de trabalhar, tenho muito respeito e sem dúvidas sendo ele o candidato fortalecerá o debate.

Blog Diego Emir – Qual será seu foco na atuação parlamentar em 2016?

Honorato Fernandes – O foco será o mesmo que implementamos fortemente em 2015. Debater as questões da cidade, como por exemplo a questão da licitação do transporte público, a lei de zoneamento, a situação ambiental dos empreendimentos na nossa zona rural, a defesa do direito das crianças e adolescentes, o combate ao trabalho infantil que é uma realidade na nossa cidade e principalmente, colocar o mandato cada vez mais próximos da população de São Luís que ainda vê a classe política de forma muito negativa.

Blog Diego Emir – O que esperar do PT em São Luís ao longo desse ano? 

Honorato Fernandes – Nosso partido é um partido que não foge à luta, continuaremos defendendo o fortalecimento da democracia, o combate e punição aqueles que cometeram crime, independentemente de cor partidária, mas buscaremos fazer o debate da cidade intensamente e a construção de um arco de aliança que fortaleça os caminhos que começamos a trilhar a partir de 2015 beneficiando o povo de nossa maravilhosa terra.

5 thoughts on ““O meu partido tem sido aliado (da Prefeitura de São Luís), mas não somos alienados”, dispara Honorato Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *