Lançamento de livro sobre alienação parental abre projeto cultural da ESMAM nesta sexta (19)

lancamentolivroesmamA Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) lança nesta sexta-feira (19), às 17h, o projeto institucional ‘Happy Hour Cultural’, cuja primeira edição acontece com o lançamento do livro “Alienação familiar induzida: aprofundando o estudo da alienação parental”, de autoria da assessora jurídica, Bruna Barbieri Waquim.

O livro é originário da dissertação de Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, defendida em junho de 2014 e aprovada em nota máxima pela banca examinadora.

Com a iniciativa, a ESMAM pretende proporcionar um espaço de lançamento de obras e demonstração de talentos de servidores do Poder Judiciário. “A atividade faz parte de um calendário de ações previstas para homenagear o aniversário de 30 anos da ESMAM, que será comemorado em novembro de 2016”, explica o diretor da escola, desembargador Jamil Gedeon.

O livro – que tem apresentação do desembargador Lourival Serejo e prefácio do professor-doutor Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk – aborda a alienação parental, de forma crítica por meio de levantamento bibliográfico da literatura nacional e estrangeira, além de pesquisa de campo com 134 participantes brasileiros com suporte na multidisciplinaridade.

Para Bruna Barbieri Waquim, o lançamento de mais um livro é motivo de satisfação por ser uma forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a vivência construtiva no Mestrado.

“Agradeço as oportunidades a mim concedidas ao longo da minha formação profissional, à minha família e aos grandes professores que o Poder Judiciário me concedeu. Exemplos de competência, seriedade e humanidade, que me inspiram e me motivam a trabalhar com mais qualificação e eficiência”, enfatizou.

EXPERIÊNCIAS – Bruna Barbieri Waquim tem 29 anos. Nasceu em São Luís (MA) e é Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.  Publicou no ano de 2010 sua primeira obra jurídica, intitulada “Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família”. 

Autora de artigos jurídicos publicados em revistas e coletâneas nacionais e internacionais, como a Revista de Informação Legislativa do Senado Federal e a coletânea bilingue “Regional integration of the states of Eurasia and Latin America: comparative analysis”.

No ano de 2015, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida no Mestrado no III Congresso Ibero-Americano realizado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, na cidade de Porto (Portugal) e no XVIII Congresso Internacional de Historia de los Derechos Humanos realizado na Universidad de Salamanca, na Espanha.

Desde 2006 é servidora do TJMA, tendo exercido os cargos de assessora de juiz, assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência e chefe de gabinete da Presidência. Atualmente atua como assessora jurídica no gabinete do desembargador Jamil Gedeon.

*Com informações do TJMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *