Fala São Luís, em parceria com a Cruz Vermelha, promove Dia D de combate ao Aedes Aegypti

O Projeto Fala São Luís, em parceria com a Cruz Vermelha, está organizando, para o próximo sábado (20), o Dia D de combate ao Aedes Aegypti. A ação será realizada no bairro da Liberdade, com início previsto para às 9h, se estendendo até às 13h.

Ações de conscientização e de vistoria serão realizadas, no dia de combate ao mosquito, que conta também com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a ação, uma força-tarefa percorrerá todo bairro da Liberdade, distribuindo de casa em casa materiais informativos, que instruirão a população quanto às medidas que precisam sem tomadas para evitar possíveis focos do mosquito, além das vistorias, que têm como objetivo eliminar os criadouros já existentes nas residências.

Outrora conhecido apenas como transmissor da dengue, recentemente, o Aedes Aegypti foi descoberto também como transmissor de doenças graves, até então desconhecidas, como zika e chikungunya. Por isso, o mosquito vem sendo objeto de estudo e preocupação das organizações de saúde e comunidades científicas do mundo inteiro.

O aumento de casos de microcefalia é um fato que também vem trazendo bastante preocupação e pesquisas já comprovam a relação da má formação congênita com o zika, vírus transmitido pelo Aedes Aegypti.

Diante desse contexto, conscientizar a população quanto a gravidade dessas doenças, bem como da responsabilidade da mesma no combate ao mosquito é de fundamental importância, sendo, portanto, esse o principal objetivo da ação.

O vereador Honorato Fernandes (PT), autor do projeto Fala São Luís, ressalta a relevância de ações como esta, diante deste cenário.

“Sabemos que, dos 16 casos de microcefalia registrados no Maranhão, 4 são de São Luís. Por isso, precisamos unir forças para evitar a proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, pois uma epidemia seria algo devastador. Façamos a nossa parte, adotando os procedimentos necessários para evitar os possíveis focos, mas também podemos ir além, conscientizando e alertando a população para a necessidade de combater o mosquito”, afirmou o vereador.

Deise Mesquista, gestora do Departamento de Voluntariado e Ações Sociais da Cruz Vermelha de São Luís explica como a Cruz Vermelha vem atuando e estreitando parcerias no trabalho de combate ao mosquito.

“A missão da Cruz Vermelha é levar ajuda humanitária, atenuando o sofrimento humano nas mais diversas circunstâncias, de tal modo que não poderíamos ficar inertes a esse mutirão de combate ao mosquito. Não podemos fechar os olhos para a gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, que foram descobertas agora, mas sim nos integrarmos para vencê-lo”, destacou Deise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *