19 de fevereiro será o Dia D da Educação contra o mosquito aedes aegypti

UFMA realizará durante todo a sexta-feira, 19, atividades de enfrentamento ao mosquito

 

SÃO LUÍS – Dando continuidade às ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, será realizada amanhã, sexta- feira (19), o dia D da Educação contra o mosquito. A data foi definida pelo Ministério da Educação (MEC) e integra as ações do Pacto Pela Educação Contra o Zika, lançado no último dia 05 de fevereiro. A mobilização pretende envolver alunos, professores e trabalhadores da educação que atuam nas diversas instituições públicas do país.

Na Universidade Federal do Maranhão, será realizada, logo pela manhã, a partir das oito horas, panfletagem na entrada da Cidade Universitária e nos terminais de integração da Praia Grande e da Cohama. As localidades adjacentes, também, vão ser contempladas com a ação. A reitora Nair Portela, junto com a pró-reitora de extensão, Dorlene Aquino, estará no Núcleo de Extensão da Vila Embratel (Neve), acompanhando a equipe da UFMA em atividades como panfletagem e palestra de prevenção contra o aedes aegypti. “O Ministério da Educação pediu toda atenção às intuições de ensino, porque isso intensifica a difusão da informação. Precisamos do envolvimento de todos os setores para levar essas informações sobre o controle e combate ao mosquito ao maior número de pessoas”, enfatizou.

Durante a mobilização, haverá apresentação de vídeos; conferência com a professora do curso de Medicina, Conceição de Maria Pedrozo; além do treinamento dos colaboradores para a identificação e a eliminação de criadouros dos mosquitos. As ações de enfrentamento contra o aedes aegypti se estendem para os campi de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, Pinheiro, Codó, Grajaú, Balsas e São Bernardo.

As atividades contra o aedes aegypti ocorrem, na UFMA, desde o dia 15 de fevereiro. Ontem (17), a reitora Nair Portela se reuniu com representantes da Associação dos Servidores da UFMA (Assuma); do Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (Sind-UFMA); do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º grau no Estado do Maranhão (Sintema); da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma); e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), para alinhar as medidas de prevenção contra o transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya (foto).

A campanha ZiKa Zero foca na mobilização contínua das escolas e campi dos Institutos e Universidades Federais. Os dias 26 de fevereiro e 04 de março já estão definidos como as próximas datas de intervenção direta no território, com ações de combate aos focos do mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *