Waldir Maranhão prega alternância de poder em São Luís e diz que PP vai apoiar Eliziane Gama

waldirnovaNo terceiro mandato como deputado federal, Waldir Maranhão (PP), tornou-se um dos políticos mais importantes do Maranhão e agora obtém destaque nacional por ocupar o cargo de vice-presidente da Câmara Federal. O parlamentar também preside um dos maiores partidos do Brasil, o PP, que é fundamental para qualquer candidato a nível municipal e estadual ganhar volume na propaganda partidária.

Em 2016, Waldir tem o desafio de vencer a eleição em quatro das 15 maiores cidades do Maranhão. O PP vai ter candidato próprio em Codó, Balsas e Pinheiro, mas em São Luís que será o foco principal do Progressista, pois ele acredita que existe a necessidade de haver a alternância poder, processo este que ele destaca como fundamental para a capital maranhense. Pensando dessa forma, ele anuncia uma intenção de coligar com Eliziane Gama (REDE).

Já para 2018, Waldir Maranhão anuncia de forma clara que deve disputar a vaga de senador, pois o Partido Progressista tem um projeto claro de entrar na disputa majoritária.

Confira na íntegra a entrevista:

O seu partido vai apresentar candidatos a prefeito e a vereador nos 217 municípios?  

Waldir Maranhão – O Partido Progressista (PP) trabalha para se fazer representar nos 217 municípios do Maranhão. Hoje estamos em 190 municípios e no tempo que ainda nos resta, até o pleito, cremos que esta meta será prontamente atingida.

Como entende esta eleição para a consolidação do projeto de mudança proposto pelo governador Flávio Dino? 

Waldir Maranhão – As eleições municipais de 2016 representam a base preparatória e diagnosticadora para o pleito de 2018. O projeto de mudança proposto pelo governador Flávio Dino será avaliado nas urnas em 2016 e os resultados, em primeira instância, apontarão para uma aprovação ou para uma rejeição popular e, em segunda instância, revelarão as necessidades de ajustes na condução, a força e a fidelidade dos aliados e, por fim, quem restará marchando unido sob a mesma bandeira ou NÃO. As pessoas vivem mesmo é no município e os números e os nomes que as urnas de 2016 revelarem representarão a voz do povo que tende a reverberar em 2018.

Nos maiores municípios o partido vai lançar candidato ou existe a possibilidade de coligar com outros partidos?

Waldir Maranhão – Em Pinheiro o PP disputará a prefeitura com Luciano Genésio. Em Balsas o projeto progressista será conduzido por Chico Coelho e em Codó Chiquinho do SAAE é o nosso candidato à prefeitura. Em outras 50 cidades de médio e pequeno porte eleitoral também estamos finalizando nomes e propostas e em outras 45 cidades a conjuntura aponta para o cenário das coligações, valendo aqui destaque especial para a capital do Estado onde entendemos ser importante coligar para garantir a ALTERNÂNCIA NO PODER.

Waldir, o senhor fala em alternância de poder em São Luís. Então como o PP vai se comportar em São Luís? Vai coligar com Eliziane ou outro candidato?

Waldir Maranhão – O Partido Progressista (PP) do Maranhão e de São Luís têm hoje posição tomada no sentido de somar, em São Luís, com o projeto da candidata à prefeitura de Eliziane Gama. No nosso entendimento o quadro atual de postulantes à prefeitura da capital representa dois modelos já reprovados pelo povo e o nome da deputada Eliziane Gama é o único que revela sintonia com a aceitação popular. O atual prefeito tem elevados índices de rejeição presentes em todas as pesquisas até hoje realizadas, a prova maior de que não conta mais com a graça popular. O ex-prefeito (João Castelo) que ainda teima em candidatar-se novamente, além de ter sido rejeitado pelas urnas, sequer pode contar com a aprovação dos seus pares de sigla partidária e a liderança inconteste da Eliziane em todas as pesquisas é o elemento mais forte a apontar para a consolidação de um projeto e de uma necessidade de alternância.

Como analisa o uso da estrutura do governo estadual e municipal na campanha eleitoral deste ano?

Waldir Maranhão – O que usualmente pronunciamos como sendo a ‘força da máquina estatal’ dentro de um processo eleitoral, por ser determinante, não pode e nem deve ser passado por alto. As ações resolutivas dos governos municipais e estadual imprimem intenções de voto no eleitorado. Porém, numa conjuntura de crise associada a fragilidades técnicas e administrativas, representar aquele que “tem o poder para fazer” e não o faz, pode carregar consigo mais ônus do que bônus. A máquina tende a favorecer mais a 2 ou 3 partidos enquanto que uma lógica como essa posta em prática, inevitavelmente, segrega a esmagadora maioria dos demais. Priorizar a capital e mais 10 ou 20 outros municípios significa, na exata proporção inversa, desprestigiar outros quase 200 colégios que são bem mais do que cifras eleitorais; são contingentes sociais e humanos, na sua maioria, precarizados. A ESFINGE nos confronta novamente! O mais IDH exige priorizar os municípios menores e mais carentes, enquanto que ‘O MAIS VOTOS NAS URNAS’ aponta para os municípios mais populosos e já dotados de uma situação, em tese, mais ‘confortável’. “- Decifra-me ou eu te devoro!”

Como o senhor avalia o mandato de Edivaldo Holanda Júnior?

Waldir Maranhão – O mandato do atual prefeito é melhor avaliado pela conjuntura do que por mim. Castelo saiu das urnas derrotado e afirmando publicamente que poria o pijama o escreveria as sua memórias. Menos de um ano após o declarado já se faziam comparações entre as gestões de Castelo e Holandinha e mesmo hoje, em alguns cenários de aferição das intenções de votos, Castelo e Roseana chegam a figurar com números semelhantes aos do prefeito. Eu considero ainda merecedor de destaque que a atual gestão municipal adubou e fez germinar duas outras candidaturas nascidas da Câmara de Vereadores forjadas na oposição ao Edivaldo – Rose Sales e Fábio Câmara. Se a administração do prefeito Edivaldo fosse uma referência positiva é mais do que certo de que o cenário político e conjuntural seria outro.

Qual o seu projeto político e do PP para 2018?

Waldir Maranhão – O projeto político do Partido Progressista para 2018, no Brasil e no Maranhão, é de participarmos ativa e efetivamente das disputas majoritárias. Somos o 5° maior partido da nação e essa grandeza nos impõe a responsabilidade de nos posicionarmos fortes diante das disputas de poder apresentando ao eleitorado nacional um projeto de governo na perspectiva progressista. O meu nome está tabulado para a disputa majoritária e, hoje, o Senado da República é o nosso foco principal, admitidas variações dentro da mesma esfera.

 

7 thoughts on “Waldir Maranhão prega alternância de poder em São Luís e diz que PP vai apoiar Eliziane Gama

  1. Sinceramente, não sei prq dão tanto mídia para esse homem, ele é a vergonha da política maranhense, chegou a vice presidência da câmara através de uma tramóia com o Eduardo Cunha, tenho nojo dele!

  2. Só não enxerga o trabalho das duas atuais gestões quem não quer, esse cara está no terceiro mandato como deputado federal e o quem tem feito pelo estado? Nada, só desviando dinheiro público e tramando manobras para acobertar a turma corruptos com quem atua.

  3. Tinha muito apreço por Eliziane, mas percebo sua ambição a partir de suas alianças em sua obsessão pelo poder… Ela está se aliando com esse Waldir Maranhão que é a escória da política maranhense, muito triste!

  4. Esse nobre deputado deveria se recolher na sua improdutiva vida pública e não dar palpite sobre a sucessão municipal a população (parte dela) acompanha a operação Lava Jato e sabe que ele está sendo investigado.

  5. WALDIR MARANHÃO A MAIOR VERGONHA DESTE ESTADO.

    EU E MINHA FAMILIA JAMAIS VOTAREMOS NESSE BANDIDO E QUEM ELE ESTIVER APOIANDO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *