Timon: Secretaria de Educação realiza primeira reunião do ano com diretores

2222222222
A Secretaria Municipal de Educação de Timon (Semed) realizou, na manhã desta sexta-feira (29/01), a primeira reunião do ano com os diretores e supervisores das escolas do município. O evento aconteceu no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, onde foram repassadas as informações com relação ao ano letivo de 2016.

A secretária de Educação, Dinair Veloso, abriu o evento agradecendo a todos pelas realizações e conquistas de 2015 e falando sobre os projetos para a educação do município em 2016. “Este é nosso primeiro encontro deste ano, no qual muitas informações precisam ser repassadas, pois cada um que está aqui hoje faz a educação do nosso município. Queremos também motivá-los a continuar com o trabalho de transformar a educação em Timon. Aproveito para dizer que nossa preocupação não é só climatizar as escolas, estamos cuidando das pessoas também, para isso realizamos as formações para os professores, os vigias, as merendeiras e os motoristas, cuidando da merenda escolar e do fardamento. Continuamos e vamos continuar fazendo o pagamento dos professores em dia”, afirmou.

A diretora do departamento de Ensino, Ceres Noleto, também deu as boas vindas aos gestores. “Reunimos os diretores e supervisores das escolas para repassar informes necessários, falar sobre o calendário escolar, Plano de Ação, cronograma da Semana Pedagógica e demais orientações”, comentou.

A assessora técnica, Alexandra Morais, apresentou os dados mais recentes de distorção e evasão escolar, um problema recorrente no sistema de ensino público. “Além de mostrar os dados da educação municipal, é importante também falar sobre as medidas para reduzir e evitar que essas taxas subam. É um trabalho coletivo”, disse.

Outro aspecto importante discutido na reunião foi a Educação Especial. As coordenadoras, Conceição Ferreira e Leda Moraes, falaram sobre as diretrizes que regem a educação inclusiva e asseguram as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. A coordenadora da Educação Infantil, Wedelândia Sarmento, também deu orientações importantes quanto a Educação Infantil, que a partir deste ano, a matrícula das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola passou a ser obrigatória.

As professoras Francisca Sousa e Uyara Assunção esclareceram dúvidas e informaram sobre a elaboração do calendário e do Plano de Ação para 2016 de cada escola, que deverá ser entregue no dia 29 de fevereiro. Já o departamento de Inspeção Escolar apresentou os resultados do rendimento escolar de 2015 e orientou sobre o preenchimento dos dados dos alunos nas planilhas de rendimento bimestral.

A coordenadora do departamento de Programas e Projetos, Requelina Oliveira, explicou a importância do preenchimento do PDDE interativo. “Sempre temos que lembrar aos gestores sobre o acesso ao sistema do PDDE para fazer a prestação de contas das ações das escolas, assim como a reserva técnica dos livros. Se não o fizerem, a escola não recebe recurso”, comentou. Outros aspectos como a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), bolsa família e bolsa escola também foram discutidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *