Professores da UFMA entregam obras literárias ao arcebispo de São Luís

arcebispo, natalino e italo

Os professores Natalino Salgado Filho, ex-reitor da UFMA, e Ítalo Domingos Santirocchi, do Campus de Pinheiro, estiveram nesta segunda-feira (25), em visita ao arcebispo Dom José Belisário, no Palácio Episcopal, para entregar as suas mais recentes produções à biblioteca da Arquidiocese de São Luís.

Os títulos doados são: “Tarquinio Lopes Filho: médico, político, jornalista, administrador que virou mito” e “Na Casa de Antônio Lobo”, obras de Natalino Salgado e “Questão de Consciência: os ultramontanos no Brasil e o regalismo do Segundo Reinado (1840-1889)” de Ítalo Santirocchi. As obras agora fazem parte do acervo da Arquidiocese e da biblioteca do IESMA – Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, anunciou Dom Belisário ao receber os livros.

Durante o encontro, os professores apresentaram um pouco das suas obras para o líder religioso. Natalino Salgado contou que a decisão de escrever uma biografia sobre Tarquinio Lopes Filho se tornou obrigatória, uma vez que ele é o patrono da cadeira de nº 40 da Academia Maranhense de Letras, mesma ocupada por Natalino.

De acordo com o ex-reitor da UFMA, a produção literária conta a história do médico que desempenhou um importante papel na sociedade maranhense por fazer atendimentos de forma gratuita a pessoas pobres, assim como ficou notabilizado por seu engajamento como escritor do jornal O Povo, onde mostrava, por vezes, suas opiniões contrárias à oligarquia da época.

Já a obra “Na Casa de Antônio Lobo” feita em parceria com o escritor Américo Azevedo Neto conta a escolha e a entrada de Natalino Salgado na Academia Maranhense de Letras, onde tomou posse em 14 de dezembro de 2012.

O livro do professor Ítalo Santirocchi aborda a relação entre igreja e estado durante o século XIX, mais precisamente no período imperial do Brasil. “O livro fala desse período, onde a igreja católica era a religião oficial do estado, a relação entre os dois poderes, a separação entre eles e a formação do estado laico do Brasil”, explicou.

De acordo com o autor, a obra ajuda a entender a relação entre política, estado e religião e acaba voltando à atualidade, onde religião e política vem se misturando cada vez mais no parlamento brasileiro. “É o resultado de uma pesquisa de cinco anos para a tese do meu doutorado, em Roma. Fiz as pesquisas no arquivo secreto de vaticano e nas documentações do estado e de alguns bispos”, contou.

Ao fim da visita, Natalino Salgado informou que os próximos trabalhos a serem desenvolvidos serão referentes ao Hospital Universitário Presidente Dutra e sobre a vida e a obra de Dom Delgado, personagem este que já foi homenageado pela UFMA. O Campus de São Luís, de acordo com Resolução do Conselho Universitário aprovada no ano passado, passou a se chamar oficialmente de “Cidade Universitária Dom Delgado”.

Dom Belisário agradeceu a cortesia da visita e também a doação das obras literárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *