Ministro outorga concessão do serviço de radiofusão para a UFMA

IMG_5995
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e a reitora Nair Portela descerraram, na manhã desta quinta-feira, 14, placa alusiva à outorga da concessão dos serviços de radiofusão à TV UFMA. Após a solenidade, a reitora apresentou as instalações da TV aos convidados, entre eles o diretor de produção de rede da TV Cultura, Fábio Borba, o diretor financeiro da TV Cultura, Ubiratan Guimarães, e os deputados federais Weverton Rocha, Juscelino Filho e Waldir Maranhão, além dos secretários de comunicação do Município, Batista Matos, e do Estado, Robson Paz

Para o ministro a TV UFMA será um canal de divulgação de conteúdo de conhecimento. “Por meio da TV será possível transmitirmos palestras, conferências, enfim, conteúdos que sejam importantes para o dia a dia da Instituição. Faço questão de conhecer in loco, ver como nós podemos ajudar, estabelecer parcerias, de modo que o papel de uma emissora educativa seja cada vez mais comprometida com a transmissão de conhecimentos e com a integração da comunidade”, destacou.

O diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra, realçou o esforço e o trabalho empreendido até a chegada da concessão. “Nós, agora, estamos autorizados realmente a funcionar. Esse documento, então, é a nossa habilitação para trafegar pelas estradas da comunicação pública, da comunicação educativa que tanto nos interessa”. Explicou que a TV UFMA já desenvolve inúmeros projetos e todos focados na produção de programas diversos. “Alguns desses projetos já estão prontos, outros estão sendo trabalhados para que, assim que sairmos da fase experimental, tenhamos uma programação mais completa, amparada também pela nossa cabeça de rede, a TV Cultura”, completou.

Segundo a reitora Nair Portela, esse é um momento há muito esperado e representa um grande passo para a educação no estado. “As nossas pesquisas e ações de extensão, os programas de cunho educativo e cultural serão o carro-chefe da programação da TV UFMA”, enfatizou. A primeira TV Universitária do Estado opera 100% em sinal digital aberto, utilizando o canal 54.1.

Antes da cerimônia de descerramento da placa, a reitora acompanhou o ministro André Figueiredo no encontro que reuniu representantes das rádios comunitárias do Maranhão, para avaliar o processo de evolução da comunicação brasileira. Na ocasião, o ministro destacou que o estado receberá, até 2017, mais 29 rádios comunitárias e que o último Plano Nacional de Outorgas 2015-2016 de Radiodifusão Educativa também vai contemplar 16 municípios maranhenses com novas rádios FM com fins educativos. “Com a migração das rádios comerciais de AM para FM, 19 emissoras já realizarão a mudança neste ano. O desenvolvimento do Estado, potencializado pela democratização da comunicação, amplia os resultados das políticas públicas para a população”, explicou o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *