Ministro das Comunicações outorga concessão de serviços educativos para TV UFMA

A reitora Nair Portela receberá, nesta quinta-feira (14), o Ministro das Comunicações, André Figueiredo, que fará a outorga de concessão à TV UFMA para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, no Município de São Luís. A solenidade acontecerá às 9 horas, no prédio da TV.

A emissora entrou no ar, em caráter experimental, desde o dia 5 de agosto de 2015, operando no canal 54.1D. Sua transmissão tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em Alta Definição (HD). Para cumprir seu objetivo, que é de conduzir uma produção audiovisual focada numa educação de alto nível que favorece a qualidade de vida da população, valorizando a cultura regional e cidadania, a TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação, principalmente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

A TV UFMA é a primeira TV universitária do Maranhão e conta com moderna estrutura de 576 metros quadrados ocupados por um edifício de dois andares com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, seis ilhas de edição, área de serviço, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de novos equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Estado, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

Desde o seu funcionamento, a TV UFMA integra a plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que é uma Organização Social, on-line, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, que integra várias redes de ensino e pesquisa e 13 emissoras de televisão universitária do Brasil. Em novembro de 2015, último levantamento feito pela equipe técnica da RNP, a TV foi a campeã de acessos, chegando a mais de 14 mil acessos. O site para assistir a TV on-line é http://video.rnp.br/portal/canal/Canal-TV-UFMA.

Inaugurada em 8 de outubro de 2015, a TV UFMA integra a rede de afiliadas da TV Cultura e já transmite suas próprias produções. Ela está em fase de estruturação dos departamentos de produção e jornalismo. Em breve, será completamente operacional, tanto com a programação nacional da TV Cultura quanto com os programas locais que já são produzidos pela equipe que forma a família da TV UFMA.

Informações complementares

A TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação, principalmente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

A emissora já recebeu diversas produções da TAL com temas variados sobre arte, cultura, educação, costumes, lendas, geografia e história dos países da CPLP, e nos próximos meses receberá da Ancine mais de 200 horas de cinema. Também estão em andamento negociações com as TVs públicas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *