Dez nomes que vão ser destaque na política maranhense em 2016

2016 promete! O ano que se inicia será de grandes movimentações políticas, quem tiver mais habilidade, estratégia e influência vai se destacar e consequentemente vencer. Os próximos 366 dias também ficarão marcados pela disputa eleitoral municipal, mais de 5 mil prefeitos e milhares de vereadores serão eleitos para um novo mandato em 2017. Algumas disputas serão extremamente acirradas, outras parecem já resolvidas, mas vai haver ainda muito influência de fatores externos, como a economia que é uma incógnita. Mas não será só quem vai disputar cargo eletivo que terá destaque, muitos vão trabalhar nos bastidores e se tornarem vitoriosos.

O Blog do DIEGO EMIR fez uma seleção de dez nomes que irão se destacar na político maranhense, avaliando o desenvolvimento de cada um de acordo com o que já fizeram e o que ainda podem fazer neste ano.

elizianegama221 – Eliziane Gama (REDE) – Deputado federal 

Parlamentar maranhense de maior destaque no Congresso Nacional em 2015, Eliziane Gama vem aparecendo como a favorita para a principal disputa eleitoral de 2016 no Maranhão: a prefeitura de São Luís. A deputada federal vem de sucessivas vitórias surpreendentes, duas como deputada estadual e a última em 2014, como a mais votada para o cargo de legisladora na Câmara Federal. Taxada pelos políticos locais de ser inconstante e não seguir conselhos, apenas sua intuição, a representante da REDE tem mais uma vez a chance de mostrar que seu jeito de fazer política é o que a leva a vitória. Eliziane chega em 2016 com apoio de diversos partidos que querem compor um eventual mandato e sendo a esperança da população de São Luís por dias melhores. A legisladora ainda se destaca por sua atuação nacional, ela vem sendo implacável contra o PT e os suspeitos de corrupção na CPI da Petrobras. O ano promete para Eliziane Gama!

wellington28092 – Wellington do Curso (PPS) – Deputado estadual

Corajoso e atuante, Carlos Wellington foi sem sombra de dúvida o melhor deputado estadual em 2016. Propositivo, o novato da Assembleia Legislativa muitas vezes pautou o debate no parlamento. Ampliou sua atuação, não ficando só restrito a São Luís, cidade responsável por garantir a sua vitória em 2014. O presidente do PPS de São Luís foi incansável em 2015 e manteve-se íntegro, não aceitando chantagens e muito menos baixando a cabeça para os poderosos. Assediado por diversos partidos, Wellington pode estar abrindo uma nova fronteira na política maranhense, uma que não dialoga nem com o modelo implantado pelo Grupo Sarney e nem as prátias nefastas dos comunistas. O ano de 2016 promete na Assembleia Legislativa, mas isso se deve mais ao deputado Wellington do que qualquer outro fato.

natalinosalgado2223 – Natalino Salgado (sem partido) – Médico

Ninguém mais fez do que Natalino Salgado pelo Maranhão nos últimos 8 anos. Esse poderia ser o mote da campanha para prefeito ou quem sabe até outro cargo em futuras eleições. O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão entrou para a história do estado e do país como um dos maiores gestores que já se teve. A UFMA saiu de um período de estagnação e passou a ser uma das instituições mais respeitadas do Brasil. Mostrou-se um habilidoso administrador, sabendo dialogar em todas as frentes e silenciosamente desenvolveu um pacto com governistas e oposicionistas maranhenses, afinal, todas as cores partidárias ajudaram no processo de expansão da instituição. Natalino elegeu sua sucessora e deixou o cargo de reitor com mais de 80% de aprovação, todos esses atributos fazem ele ser sempre lembrado para disputa eleitoral e até mesmo ocupar espaços importantes no governo estadual e federal, mas o médico nefrologista aguarda com paciência seu momento e seus passos são dados com cautela. É pouco provável que dispute a prefeitura de São Luís em 2016, mas será um excelente nome para ajudar a montar e compor um possível governo.

edilazui4 – Edilázio Júnior (PV) – Deputado estadual

Em seu segundo mandato como parlamentar, Edilázio mostra amadurecimento político e capacidade para guiar a oposição na Assembleia Legislativa. O deputado do PV é quem demonstra ter a capacidade de liderar o diminuto bloco oposicionista, mas é por ele estar nessa provável frente que o grupo pode ampliar. Com influência no judiciário e em diversas prefeituras municipais, o primeiro secretário do parlamento estadual deve ser uma das grandes forças da política maranhense.

pag03-1312-luisfenrando5 – Luís Fernando (PSDB) – Economista

Considerado um dos homens mais preparados do Maranhão no quesito administração pública, Luís Fernando se prepara para voltar a encarar as urnas, após 8 anos. A última eleição que ele disputou foi em 2008 na sua reeleição para prefeito de São José de Ribamar, desde então ocupou o cargo de Chefe da Casa Civil e secretário de Infraestrutura no governo Roseana Sarney. Era o escolhido da ex-governadora para disputar o cargo de governador em 2014, mas em cima da hora, desistiu. Em 2015 trocou de grupo político e se preservou. Saiu dos holofotes. Em 2016, inicia o ano como um dos vencedores, afinal é improvável que alguém tire a vitória dele na disputa municipal. Luís Fernando poderia ser mais, muito mais, mas escolheu assim, o que não significa que seja uma biografia inferior aos demais grandes nomes da política maranhense.

hiltongoncaloano6 – Hilton Gonçalo (PCdoB) – Médico

Conhecido por ser um dos melhores prefeitos do Maranhão, Hilton Gonçalo se prepara para voltar a disputar uma eleição. Obstinado em buscar melhorias para a população maranhense, o médico regressa à aonde tudo começou, o município de Santa Rita. Diante da sua ampla vantagem, aprovação e certeza de vitória, o neocomunista pode inclusive concorrer sozinho na cidade. Porém Hilton vai além das fronteiras de Santa Rita, ele lidera um forte grupo político que já administra quase 20 cidades maranhenses e deve crescer em 2016. Gonçalo vem para ser um dos maiores vencedores neste ano com promessa de ser um dos grandes nomes da política local em 2018, 2020, 2022 e assim por diante. Ele já mostrou que é preparado e capacitado para promover mudanças reais.

DEPUTADA ANDREA 3108157 – Andrea Murad (PMDB) – Deputada estadual

Ela herda do pai, um espólio político imenso. Com a tribuna a sua disposição e desenvoltura que demonstrou em 2015, Andrea Murad mostra capacidade de ser muito mais e representar o futuro político do seu grupo político-familiar. Praticamente sozinha, a deputada estadual tirou do sério o governo comunista, principalmente o todo poderoso Márcio Jerry, que vez por outra perdia a descompostura no principal meio de trabalho do secretário de Articulação Política, o Twitter. É óbvio que Andrea precisa de mais amadurecimento e experiência política, mas para quem nunca ocupou cargo público e conseguiu manter acesa a chama da oposição no Maranhão, fica evidente que a parlamentar pode buscar voos mais altos. Cresce a expectativa para a desenvoltura dela em 2016 e uma possível disputa para a prefeitura de São Luís.

weverton-rocha8 – Weverton Rocha (PDT) – Deputado federal

Superou o estigma de um dos políticos mais corruptos do Maranhão e hoje é um líder com força para inclusive disputar o cargo de governador em 2018. Liderando mais de uma dezena de prefeitos, Weverton Rocha pode se tornar o homem mais vitorioso no Maranhão. Atualmente, o seu partido governa a capital e é o amplo favorito para vencer as eleições em 2016, através do PDT. Um dos poucos que tem coragem de peitar Márcio Jerry, o deputado federal mostra como se faz política entre homens de poucas palavras e muitas bravatas. Apesar dos processos judiciais que ainda encara, Weverton soube se movimentar, calou parte da mídia que o combatia e conquistou aliados. É considerado atualmente, o parlamentar maranhense de melhor trânsito em Brasília.

othelino presidente30049 – Othelino Neto (PCdoB) – Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Cotado para ser líder do governo na Assembleia Legislativa, Othelino acabou encarando outra missão em 2016, ser o braço direito de Humberto Coutinho (PDT). Porém o comunista foi além, ele vem desenvolvendo o papel de articulador e hoje já é uma das principais lideranças da Baixada Maranhense, sendo o responsável por várias vitórias que o PCdoB possa vir a ter em 2016. Othelino vem demonstrando habilidade na condução política no parlamento e principalmente na interlocução com o governo estadual. O primeiro vice-presidente da Assembleia promete ser um dos destaques de 2016.

pag03-1312-flavio10 – Flávio Dino (PCdoB) – Governador do Maranhão

Naturalmente que o governador do Maranhão vai ser um dos destaques, inclusive até nacional. O comunista continuará se mantendo em evidência com o propósito de em breve ser um líder nacional para quem sabe disputar a presidência da República, por isso vai até o fim com a presidente Dilma. Deve enfrentar mais turbulências em 2016, mas apesar de diversos erros cometidos e postura arrogante na condução do seu governo, Flávio Dino demonstra em momentos pontuais, o interesse de tentar manter seu governo com aparência de “limpo”. Tem a oportunidade de recuperar pontos que perdeu em 2015, mas também pode ser extremamente arranhado ao final deste ano, caso embarque em manter sua postura de apoiar candidaturas fadadas ao fracasso como a do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em São Luís, Ribamar Alves (PSB) em Santa Inês e outras, além do impeachment da presidente Dilma se realmente acontecer será um duro golpe comunista.

1 thought on “Dez nomes que vão ser destaque na política maranhense em 2016

  1. FALTOU CITAR O TEU FINANCIADOR RICARDO MURAD, COMO DESTAQUE, ENTRETANTO NEGATIVO, QUE IRÁ INAUGURAR O NOVO PAVILHÃO DE ORISÕES DE PEDRINHAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *