Reitora Nair Portela prestigia aula inaugural do curso de Turismo em São Bernardo

aula inaugural de turismo sao bernardoCom rios, praias, igarapés e aspectos culturais marcantes, a região do Baixo Parnaíba possui grande potencial turístico e necessita de profissionais qualificados para prestar serviços em toda a rede do turismo local. Para atender a esta demanda, a UFMA implantou o curso de Turismo no Campus São Bernardo, cuja aula inaugural da primeira turma foi realizada ontem com a presença da reitora Nair Portela. .

Estiveram na mesa de abertura da aula magna a reitora Nair Portela, o pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes, a diretora do Campus de Chapadinha, Ana Paula Ribeiro de Jesus, e a diretora do Campus de São Bernardo, Lorena Carvalho Martiniano.

Para a diretora, a proximidade de locais com grande potencial turístico da região leste do Maranhão, como o Rio Buriti, o Rio Parnaíba e o Delta das Américas, justificam a implantação da graduação. “O curso também buscará o fomento de profissionais capacitados para atuar em hotéis, restaurantes, agências e órgãos públicos, além de explorar as potencialidades turísticas da cultura local, como o Festejo de São Bernardo”.

Na solenidade, ela destacou o processo de expansão da UFMA. “O nosso campus tem apenas cinco anos, mas durante este tempo tivemos várias conquistas. Havia apenas oito professores quando ele começou suas atividades, mas hoje temos mais de 40, além de salas de aula climatizadas, laboratórios e um centro de música recentemente inaugurado”.

A reitora Nair Portela parabenizou a entrada dos estudantes na instituição e mandou um recado: “Estamos em um momento difícil em nosso país, mas temos que manter o que conquistamos e buscar cada vez mais. O mercado os espera, então tenham foco e estudem com vigor. Tenho certeza que teremos um grande curso aqui”.

Na palestra “Inovação e Empreendedorismo da Gestão de Pessoas ao Turismo”, o professor Anderson Miranda falou sobre inovação, fidelização e personalização no atendimento ao cliente. “Tem muita gente que vai ao mercado e não agrega valor ao seu serviço. Vocês têm que entender a cadeia local de turismo e as demandas da região. Recursos, oportunidades e inovação, tudo isso é algo que vocês podem ir galgando já durante o curso”, aconselhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *