Prêmio Fapema 2015: pesquisadores da UFMA são os mais premiados

SÃO LUÍS – Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento do Maranhão”, o Prêmio Fapema 2015 foi entregue nesta quarta-feira, 02, a 41 pesquisadores das instituições de ensino superior públicas e privadas do Maranhão. A Universidade Federal do Maranhão foi a IES que recebeu o maior número de prêmios. Entre os 41 vencedores, 32 são pesquisadores da UFMA.

Para o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema – Alex   Oliveira, o tema do prêmio deste ano é baseado na cidadania e no saber popular. “Nós pensamos nas produções das pesquisas que trabalham com as questões das políticas públicas e vão buscar no saber popular o seu conhecimento. Então, pensamos em buscar nesses valores que são subjugados no cotidiano ao longo da história para mostrar que a academia reconhece o valor, o conhecimento e a sabedoria que é humana do nosso povo e lhe render homenagem no dia de hoje” explicou.

A reitora da UFMA, Nair Portela, destaca o reconhecimento da Fapema aos pesquisadores da UFMA. “Isso – a premiação – significa que os professores estão pesquisando e os alunos estão contribuindo juntos. É esse reconhecimento que estimula os demais alunos e os professores a estarem investindo na pesquisa que na verdade vai contribuir muito para a sociedade”, assegurou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré, lembrou que qualquer sociedade do mundo depende de fortes investimentos em educação e produção do conhecimento para superar seus problemas e desigualdades sociais. “Nenhuma sociedade foi capaz de superar os seus problemas sociais, econômicos ou de outras ordens sem que houvesse um forte investimento em educação e produção de conhecimento”, declarou.

O objetivo do Prêmio Fapema é incentivar a produção científica e tecnológica no Maranhão, através do reconhecimento de ações de alunos do ensino médio ou técnico, alunos de graduação, mestres, doutores, pesquisadores e inventores. Ao todo, 184 propostas foram julgadas por um comitê técnico-científico, das quais 41 foram aprovadas. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro que variam de dois mil a dez mil reais.

A novidade foi a concessão de “Honra ao Mérito Saber Popular” pela contribuição na construção do conhecimento científico do Maranhão. Foram premiados o índio Francisquinho Tephot Canela; a ativista e assistente social, Maria Maria Luíza Mendes; o quilombola, Inácio de Jesus Ribeiro; o pescador, Alberto Cantanhede Lopes; e a quebradeira de coco, Maria de Jesus Ferreira Bringelo.

Na mesa da cerimônia de premiação estavam, além da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré; o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o diretor presidente da Fapema, Alex Oliveira; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa; o reitor do Uniceuma, Saulo Henrique Brito Matos Martins; e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *