Nota de repúdio contra a Conferência Estadual de Juventude e a SEJUV

A Conferência da Juventude do Maranhão ainda repercute, um conselheiro procurou o blog para fazer o seguinte relato:

Como conselheiro de juventude   de São Luís pelo segmento LGBT, onde defendo os direitos das transexuais, gays, lésbicas, travestis e bissexuais , me sinto com os direitos violados pelo Estado, especialmente pela Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude, que conduzia a realização da 3ª Conferência de Estado da Juventude (SEEJUV)

Esta, por sua vez, foi completamente legítima, pois esteve representada por toda juventude do Maranhão. Passou-se o dia todo em uma exaustiva discussão do Regimento Interno, pois ele apresentava alguns ponto que precisavam ser discutidos com os jovens que já estavam presentes. Por exemplo: os capitulo VIII, art. 43 e 44, que orientavam como deveria ser o processo de escolha dos delegados para etapa nacional, onde a eleição se daria a partir dos Grupos de Trabalho. Nesse modelo, algumas regiões e segmentos poderiam não ser contemplados, uma vez que possuíam um número de delegados pequeno e não conseguiriam eleger nenhum dos seus.

Com o desejo de pluralidade e ampla participação, um dos membros do Fórum Estadual de Juventudes (FEJMA) propôs que a escolha pudesse ser por regionais, respeitando os segmentos, paridade de gênero, a proporcional étnico racial, 50% da delegação entre 15 a 29 anos; nesse modelo, todas as regionais do Estado foram contemplados; . vista dessa forma todos seriam contemplados. Apesar de aprovado pelos jovens presentes, não foi efetivado como deveria ser, desrespeitando o regimento que foi aprovado pela plenária com mais de 600 jovens desse estado.

Após a eleição dos delegados, a SEEJUV nunca mandou sequer um oficio para que os eleitos titulares pudessem ser trocados pelos suplentes Para que a paridade de gênero fosse contemplada se fez necessário contemplar uma mulher.

Mais uma vez a Secretaria Extraordinária de Juventude, por não ter a liberdade de dialogar com a sociedade civil e por falta de interesse e compromisso com a juventude, mandou a lista completa dos delegados sem fazer os reajustes devidos para a COE Nacional.

Para assegurar a paridade de gênero cinco nomes foram cortados das atividades: JEFFERSON TAYLOR FRANÇA RIBEIRO, JEFFERSON AURELIO SANTOS CARNEIRO , RAIMUNDO MARCOS LEITE, GELSON DE AQUINO, DAYVID, e WILLIAN LIMA RODRIGUES – representantes importantes, pois perdemos região e o segmento, que já não é visto pela sociedade com bons olhos.

LGBT era o momento importante para o nosso Estado e para as políticas de juventude; sinto a incompetência da SEJUV que além de perder o prazo de conferencia de uma forma inoperante faz com que 5 (cinco) representantes do Estado seja penalizada por falta de diálogo com a juventude da sociedade civil. Será por quê?

Falta de compromisso, de amor, de responsabilidade com a juventude do nosso Estado, que a cada dia morre. O jovem negro, o pobre, o gay o travesti, o indígena por falta de educação, saúde, emprego, direitos. Esse é o nosso Estado que ultrapassa a média a nível nacional de mortes de jovens negros no Maranhão. No nosso Estado, 2015 foi pelo agir da polícia militar. Esse é o nosso estado esses da SEJUV são os nossos representantes e a assim que a nossa juventude e tratada no Maranhão.

Conselheiro municipal de juventude: Jefferson Taylor

1 thought on “Nota de repúdio contra a Conferência Estadual de Juventude e a SEJUV

  1. Até pra tentar falar mal, tem que falar bem. A SEEJUV, dirigida pela secretaria NEGRA, MULHER, DE UM BAIRRO CARENTE me representa muito bem. A conferência foi um sucesso, e que a próxima seja melhor ainda. Parabéns a toda a equipe do GOVERNO DO ESTADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *