Valéria Lauande e Marco Lara vão seguir de cabeça erguida

As lágrimas que escorreram no rosto de Valéria Lauande na última sexta-feira (20), após o resultado da eleição da OAB do Maranhão, não representavam o sentimento de fracasso e nem fraqueza, mas sim de coragem e dedicação de alguém que teve parte de sua vida entregue a advocacia e a uma das entidades mais importantes do país. Ao seu lado, a conselheira federal teve um braço amigo e leal do advogado Marco Lara, que se mostrou um bravo durante os últimos dias, além de ter demonstrado competência e capacidade ao desenvolver atividades na direção da OAB como tesoureiro nos últimos anos.

Valéria e Marco terminam um ciclo de cabeça erguida, assim como aqueles que se entregaram ao projeto “Avançar Mais e Mais”. As propostas apresentadas pela chapa flutuaram na base da realidade e do que é possível. Nada de promessas mirabolantes, descontextualizadas e fora da possibilidade de serem cumpridas.

Durante o debate entre os candidatos transmitido pela TV na última quarta-feira (18), transmitiu exatamente como Valéria cresceu ao longo dessa campanha. Após duas vezes como vice-presidente e ocupando o posto de conselheira federal da OAB, ela foi escolhida para disputar uma eleição extremamente acirrada, onde três grupos se uniram para derrota-la. Inicialmente tímida e mais contida acabou crescendo e se tornando uma gigante. Valéria estava acostumada com discussões no âmbito da advocacia e não na esfera da disputa política, onde o “vale tudo” é colocado em prática. Tanto que ao ser apontada como alguém se afastou das “lutas” por melhorias na advocacia, ela respondeu de pronto e pediu respeito a sua trajetória.

Valéria tem um currículo que chama atenção, mas para resumir toda a sua história, está à indicação por duas vezes de referência de boa conduta profissional. O suficiente para demonstrar o quão ela estava capacitada para comandar a OAB pelos profissionais três anos.

Marco Lara é uma das referências da advocacia maranhense, um dos grandes advogados que atuam no Maranhão, consultor do Instituto Innovare, que premia anualmente prática que contribuem com a modernização da Justiça brasileira.

Juntos, eles saem da eleição da OAB do Maranhão de cabeça erguida. Eles estão maiores do que entraram. Vão seguir seus caminhos profissionais sem deixar a militância de lado e continuar lutando por melhorias para os operadores do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *