Nair Portela participa de aula inaugural do curso Engenharia de Pesca em Pinheiro

Na sua primeira viagem ao continente, a Reitora Nair Portela participou da inauguração de mais uma graduação da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se do curso de Engenharia de Pesca a ser oferecido na cidade de Pinheiro no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia.

Esta é a sétima graduação a ser ofertada na UFMA de Pinheiro, antes já funcionavam os cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Biologia, Filosofia e História.

O curso de Engenharia de Pesca foi uma idealização do professor Natalino Salgado que sonhava em oferecer o ensino superior em uma das regiões mais pobres do Maranhão que é a Baixada.

Nair Portela destacou a importância de criar o curso na região da Baixada Maranhense: “temos uma responsabilidade muito grande. Estamos recebendo estudantes do Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e outros, assim como maranhensese. Vamos promover o desenvolvimento da região da Baixada”. A Reitora aproveitou para reafirmar seu compromisso em levar num futuro breve o curso para a cidade de Cururupu.

O prefeito Filuca Mendes diz sonhar com o desenvolvimento de Pinheiro através da UFMA por conta da ofertas de cursos e atração de estudantes de várias partes do país.

O curso já conta com 4 professores doutores o que evidência a qualidade do corpo docente e a atenção da Universidade com a formação dos futuros engenheiros da pesca.

Por ano serão abertas 50 vagas para a graduação que em breve também deve ser ofertada na cidade de Cururupu.

Participaram da cerimônia o pró-reitor de Assuntos Estudantis, João de Deus; o prefeito de Cururupu, Junior Franco; o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes;  o diretor do Centro de Pinheiro, Rickley; a presidente da Colônia de Pescadores de Pinheiro, Selma, asim como demais membros da administração superior da UFMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *