Deputado Wellington solicita instalação de Posto Fixo para vacinação antirrábica em São Luís

Na manhã desta quinta-feira (05), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para retomar a discussão sobre a desativação do antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atual Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Na ocasião, o parlamentar também destacou a proposição, de sua autoria, solicitando que a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), viabilize a instalação de um Posto de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

Em decorrência da denúncia feita pelo deputado Wellington quanto à desativação da UVZ e ao alarmante número de mortes de pessoas acometidas por Leishmaniose Visceral (calazar humano), a Prefeitura de São Luís anunciou o início da campanha de vacinação antirrábica canina e felina. No entanto, a campanha será de casa em casa, não tendo Posto Fixo de vacinação.

Fazendo referência à vacinação domiciliar, Wellington considerou louvável a ação, mas destacou que se faz necessária a implantação de um Posto de Vacinação Fixo para que os cidadãos saibam aonde ir e possam ter acesso à vacina para seus animais.

“Na tentativa de amenizar o caótico cenário quanto ao ‘surto de calazar’ que tem acometido a população ludovicense, a Prefeitura anunciou a campanha de vacinação antirrábica canina e felina. Bem sabemos que tal atividade, agora ‘corretiva’, deveria ter o caráter preventivo, sendo feita pela Unidade de Vigilância em Zoonoses, caso estivesse funcionando. No entanto, a campanha anunciada pela Prefeitura será ‘de casa em casa’. Por isso, solicitamos a implantação de um Posto de vacinação, a fim de que a população saiba onde encontrar as vacinas. Fato é que somente entre janeiro e agosto do atual ano a capital maranhense já totaliza 11 óbitos, realidade que enfatiza a relevância da vacinação. Reitero, ainda, a necessidade urgente de reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses, bem como a instalação do posto de vacinação, almejando, assim, o maior número de pessoas com seus respectivos animais contemplados pela campanha de vacinação antirrábica”, destacou o parlamentar ao enfatizar a necessidade de se reativar, em caráter de urgência, a Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Durante o pronunciamento, Wellington do Curso enfatizou que protocolou requerimento no qual solicita visita da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, destinada a apurar os casos de maus-tratos de animais, a São Luís, objetivando discutir as problemáticas oriundas da desativação da Unidade de Vigilância em Zoonosesda capital maranhense, bem como a situação de abandono a que os mais de 15 mil animais estão submetidos na cidade.

1 thought on “Deputado Wellington solicita instalação de Posto Fixo para vacinação antirrábica em São Luís

  1. Wellington não é deputado estadual? Então, já que ele é tão ¨ATUANTE¨, pq não interviu junto ao Governo do estado na questão da Universidade Estadual pedir o prédio de volta, após tantos anos com o centro de zoonoses funcionando naquele campos? Essa história já tava rolando faz tempo, mas como ele quer se promover, é melhor aparecer ¨cobrando¨ do que ter feito algo antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *