Condenado no episódio do Mensalão, Dirceu é tratado como ídolo entre jovens do PT

Correio Braziliense

Os participantes do 3º Congresso da Juventude do PT, que abriu ontem, em Brasília, levaram faixas de apoio a José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e João Vaccari Neto, entre outros dirigentes do partido que foram condenados por corrupção. Cássio Nogueira, secretário de organização nacional da juventude do PT, garantiu que os jovens do partido não abrirão mão de defendê-los e alegou que eles são presos políticos. “A gente tem uma palavra de ordem muito forte na juventude do PT: “Dirceu, guerreiro do povo brasileiro”. O José Dirceu, para a gente, é um símbolo da resistência da esquerda, da luta política, mas, sobretudo, de um grande guerreiro que defende a democracia no país.” Outras faixas pediam “Fora Levy”, “Fora Cunha” e “Fora PMDB”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender dirigentes do PT condenados pela Justiça por corrupção. Ele participou da abertura Congresso. Lula solicitou aos militantes do partido que não permitissem que “ladrão chame petista de ladrão”. MEle criticou ainda a forma como o partido é tratado pela mídia e defendeu João Vaccari Neto, ex-tesoureiro da legenda condenado a 15 anos de prisão por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. “Eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado em uma sacristia”, questionou o petista.

Lula também chamou os participantes a apoiarem a presidente Dilma. Segundo ele, a primeira tarefa do partido é “ajudar Dilma a sair da encalacrada em que a oposição nos colocou.” Lula pediu prioridade para o apoio à presidente Dilma Rousseff, acima até da preocupação com as eleições de 2016 e de 2018. O petista se demonstrou confiante em relação às disputas municipais e afirmou que não há “2018 se não tiver 2016”, ressaltando a necessidade de o PT lançar o maior número de candidaturas possível para evitar a formação de coalizões de partidos. “Tem gente que fala que o PT acabou. Vamos fazer uma pequena surpresa para eles”, disse. O 3º Congresso Nacional da Juventude do PT vai até domingo (22), e trouxe cerca de 600 pessoas a Brasília.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) tachou o Congresso da Juventude do PT como “um dos mais tristes episódios da cena política brasileira”. Segundo Neves, Lula “envergonha o Brasil” quando dá as declarações sobre a situação de Dilma e a oposição. “Pessoas condenadas pela última instância da Justiça brasileira, por corrupção, são tratadas como heróis nacionais. Além do mal que o PT faz para o Brasil, governando há 13 anos, agora inverte valores e sinaliza, principalmente para os jovens que lá estavam, que vale a pena roubar, vale a pena corromper, que depois se vira herói nacional. É inacreditável”, disse o parlamentar.

Um grupo de militantes fez acusações de irregularidades nas eleições dos delegados que participariam do evento nacional, escolhidos em congressos municipais e estaduais. De acordo com esse grupo, o setor majoritário da juventude do partido estaria mantendo o poder por meio de fraudes nas eleições dos representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *