Associação dos Criadores pede decretação de estado de emergência no Maranhão

Site Maranhão Hoje

Em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), nesta terça-feira (10), o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), José Assub Neto, sugeriu a decretação de estado de emergência no Maranhão,devido às constantes queimadas que vêm ocorrendo nas pastagens. Ele aproveitou o encontro para pedir apoio para a realização da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) do próximo ano, quando serão comemorados os 60 anos do evento.
Segundo José Assub Neto (no registro acompanhado do vice-presidente da Ascem, Yedo Lobão, e do publicitário Antônio Nelson de Farias), os criadores maranhenses têm sofrido muitos prejuízos por causas da estiagem e as constantes queimadas ocorridas em todas as regiões do Estado, principalmente da região do Itapecuru “Já temos produtores quer perderam mais de 70 cabeças de gado devido à prolongada estiagem e às queimadas. A situação está preocupante e precisamos contar com o apoio do poder público para atenuar os prejuízos que os produtores estão tendo”, revelou.
Ainda de acordo com o presidente da Ascem, já foi encaminhado ofício ao governador Flávio Dino, alertando para essa preocupante situação e sugerindo providências. “Uma delas seria a decretação do Estado de Emergência por parte do Governo do Estado, uma vez que permitiria renegociar os empréstimos dos produtores junto aos bancos e a aquisição do milho por um preço mais em conta. Viemos pedir também o apoio da Assembleia Legislativa”.
Expoema – O presidente da ASCEM pediu também apoio ao presidente da Assembleia para a realização da Expoema 2016, cujo projeto já está pronto e será encaminhado à Assembleia Legislativa. “É nossa intenção fazermos da Expoema 2016, que comemora 60 anos, um evento diferente, mais atrativo e com inovações como, por exemplo, a Exposição do Jovem Cientista do Campo e as Feiras dos Municípios”, ressaltou.
De acordo com o pecuarista, a Expoema 2016 está sendo planejada para ser uma das maiores já realizadas ao longo desses 60 anos. “Queremos fazer uma Expoema 2016 digna de sua longa trajetória e para ficar marcada na memória de todos. Nesta edição especial de 60 anos, pretendemos lançar o livro sobre a história da pecuária do Maranhão” Humberto Coutinho assumiu o compromisso de conversar com o governador Flávio Dino (PC do B) sobre a pauta de reivindicações apresentada pelos produtores e em pedir o apoio dos deputados. “As reivindicações dos produtores são justas e vamos nos empenhar no sentido de ajudar no que for possível. A questão das queimadas é muito preocupante e, realmente, tem ocasionado muitas dificuldades aos produtores do Maranhão”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *