Advogados questionam evento de candidato à Presidência da OAB/MA na sede recreativa do MP

Depois que vieram à tona documentos comprovando que alguns dos principais companheiros de chapa do candidato à Presidência da OAB-MA, Thiago Diaz, costumam atuar em defesa de magistrados que respondem a processos administrativos e disciplinares, o mais recente motivo de indignação por parte dos advogados é um evento de encerramento de campanha da chapa Renovar para Todos, a ser realizado na sede da Associação do Ministério Público (AMPEM).

O motivo é óbvio. A OAB tem como suas principais bandeiras de luta o combate ao chamado “TQQ”, ou seja, juízes e promotores de justiça que trabalham nas varas e comarcas somente nas terças, quartas e quintas. A proximidade do candidato com o MP, a ponto de conseguir até o clube dos promotores para fazer campanha, não parece algo muito natural para uma classe acostumada a desconfiar das versões oficiais.

Para piorar, na semana passada, a advocacia foi surpreendida pela informação de que o idealizador da chapa única, Charles Dias, candidato a conselheiro federal, prestou serviços profissionais a vários juízes e desembargadores maranhenses investigados pelo  Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2011, Charles Dias advogou em defesa até da atual corregedora-geral da Justiça do Maranhão, desembargadora Nelma Sarney. No processo administrativo disciplinar número 0003752-24.2011.2.00.0000, ele aparece (VEJA) como advogado de defesa da desembargadora. Em outro processo, que teve como relator o ministro Cézar Peluso, a sindicância de número 2009.10.00.001568-2 tem novamente o aliado de Diaz como advogado, em defesa do então juiz Douglas Amorim, denunciado por suposta violação de suas funções. E até o candidato a vice de Thiago Diaz, advogado Pedro Augusto Souza de Alencar, desde 2009 integra a assessoria jurídica da Associação dos Magistrados do Maranhão, a AMMA, como advogado de defesa de magistrados que respondem a processos, em sua maioria, denunciados, por advogados.

Os temas da morosidade judicial, da violação das prerrogativas dos advogados e da independência da OAB/MA são constantes em todas as campanhas eleitorais da entidade. E, para denunciar estes problemas, decorrentes em grande parte da pouca produtividade ou da postura arbitrária de alguns juízes e promotores de justiça, os candidatos à Presidência costumam ser cobrados pelos seus adversários. Pela proximidade que mantém com o Ministério Público e a Magistratura maranhense, o candidato Thiago Diaz já nem é cobrado pelos eleitores, é visto com desconfiança pelos próprios colegas, que prometem dar o troco nas urnas, na próxima sexta-feira, 20 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *