UFMA concede título de doutor Honoris Causa a Jackson Lago (in memorian) e Nauro Machado

Nesta terça-feira, 6, será realizada a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa a duas grandes personalidades maranhenses: Jackson Képler Lago (in memorian) e Nauro Diniz Machado. A cerimônia será no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, às 19h, com a presença do reitor Natalino Salgado.

Nascido em Pedreiras em 1º de 1934, Jackson Lago, se graduou em Medicina no Rio de Janeiro e é precursor da introdução da cirurgia torácica no sistema público de saúde. Lecionou no curso de Medicina da UFMA por vários anos, onde se notabilizou pela sua qualidade didática. Na carreira política, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista e foi prefeito de São Luís por três mandatos e foi Governador do Maranhão. Veio a falecer no dia 4 de abril de 2011.

Grande poeta e escritor maranhense, Nauro Machado, nascido em 2 de agosto de 1935 em São Luís, se tornou autodidata em artes e filosofia. Dedicado à poesia de questionamento sobre a essência do ser humano e seu destino, sua produção revelou lirismo e reflexões existenciais de elementos em sua volta. Já teve obras traduzidas para o inglês, francês e alemão e recebeu vários prêmios, inclusive da Academia Brasileira de Letras e da União Brasileira de Escritores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *