Reitor Natalino Salgado inaugura TV UFMA

A Universidade Federal do Maranhão estreou um novo e importante capítulo de sua história, na noite da última quarta-feira (07), com a inauguração da TV UFMA, pelo reitor Natalino Salgado, o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o diretor da emissora, Silvano Bezerra. A solenidade foi transmitida, ao vivo, pelo canal da TV, 54.1D, que funciona com sinal aberto com som e imagem em Alta Definição (HD).

No ar em fase experimental desde o dia cinco de agosto, A TV UFMA é a primeira de caráter universitário do Estado e conta com moderna estrutura de 576 metros quadrados ocupados por um edifício de dois andares com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, seis ilhas de edição, área de serviço, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de novos equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Maranhão, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

O diretor Silvano Bezerra frisou que, agora inaugurada, a emissora já tem como metas a implantação de uma unidade no Campus de Imperatriz e a inserção do canal nas grades de TVs a cabo do Maranhão. “Hoje, temos uma TV à altura dos melhores e mais nobres anseios devotados à formação, daí o lema que moldura a nossa emissora: ‘TV UFMA: formar é nossa vocação’. São pouquíssimas emissoras das universidades federais que têm sinal digital e a UFMA é uma delas. Estamos já nos preparando, graças ao trabalho de professores de Comunicação Social e de Engenharia de Sistemas, para trabalharmos com as plataformas de interatividade. Seremos a primeira televisão universitária federal a lançar mão dos recursos de interatividade, os quais já estão hospedados no nosso sistema”, explicou.

O reitor Natalino Salgado destacou os avanços obtidos na área de comunicação e destacou que a emissora entra no ar para cultivar valores, como o reforço da democracia e da liberdade de expressão. “Hoje, temos uma televisão de qualidade e que terá o DNA da Universidade. Vamos ter programas de excelência no campo da pesquisa, da ciência, da cultura, em que nós podemos mostrar todo o conhecimento que estamos desenvolvendo em nossa instituição, em todas as áreas. Aqui, foram investidos mais de 20 milhões de reais em equipamentos, com recursos oriundos do Governo Federal e de emendas parlamentares. Recursos, como vemos, bem aplicados”, afirmou o reitor.

O governador Flávio Dino elogiou o empenho da UFMA e da equipe envolvida na criação do canal e no desenvolvimento da Universidade. “Temos muito entusiasmo com mais esta obra porque nós acreditamos autenticamente na liberdade de expressão. É preciso que haja meios para que a liberdade de expressão seja para todos e que a plurivocidade existente na sociedade possa se fazer representar dentro da comunicação institucionalizada. Precisamos, além dos meios de comunicação privados e estatais, de instrumentos de comunicação de caráter público e não oficial, como nasce a TV UFMA”, afirmou o governador.

Também estiveram presentes na inauguração, o secretário de estado de Comunicação, Robson Paz; o secretário de estado da Cultura, Felipe Camarão; o diretor da TV Cultura, Fabio Chateaubriand Borba; o diretor da TV Universitária da Universidade Federal da Paraíba, José David Campos Fernandes; e diretores de centro e de unidades acadêmicas, chefes de departamento, representantes de unidades suplementares, assessores, professores, técnico-administrativos e alunos da Universidade.

Saiba mais

A TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação, principalmente com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

A emissora já recebeu diversas produções da TAL com temas variados sobre arte, cultura, educação, costumes, lendas, geografia e história dos países da CPLP, e nos próximos meses receberá da Ancine mais de 200 horas de cinema. Também estão em andamento negociações com as TVs públicas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *