Multidão de advogados oficializa Valéria Lauande candidata à Presidência da OAB

A advogada e conselheira federal da OAB, Valéria Lauande, foi aclamada oficialmente, nesta sexta-feira (16), no Espaço Renascença, por um grupo de advogados, candidata a presidente da Seccional maranhense. Cerca de 1.200 advogados lotaram o amplo local do evento, que contou com a presença de diversos segmentos da advocacia, entre advogados públicos, advogados associados, de empresas e de diferentes gerações, desde profissionais em início de carreira até alguns dos decanos da advocacia maranhense, como o advogado Kleber Moreira e o ex-presidente da entidade, José Caldas Gois.

Faltando pouco mais de um mês para a eleição, marcada para o dia 20 de novembro, Valéria vem mantendo uma ampla liderança na disputa, mesmo diante dos ataques dos adversários. Os motivos para o bom desempenho, em pesquisas de bastidores, são atribuídos à reputação e à história de militância da candidata nas questões que envolvem os advogados e advogadas do Maranhão. Em depoimentos em vídeo, exibido durante o evento, diversos advogados ressaltaram as qualidades e o preparo de Lauande para presidir a OAB/MA.

valerialancamento

Formada em Direito pela UFMA, com mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Valéria Lauande é professora universitária licenciada e já dirigiu a Escola Superior da Advocacia da OAB/MA (2002/2003). Teve o nome indicado, por duas ocasiões, para ser vice-presidente da OAB/MA. Atualmente, é conselheira federal da OAB/MA, destacando-se como presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça e como membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica. E poderá ser a primeira mulher do Maranhão a presidir a instituição.

Quem defende o nome da candidata afirma ter agora razões concretas para duvidar da proposta de “mudança” e “renovação” da oposição, depois que o mais jovem dos candidatos, Thiago Diaz, se uniu a um antigo grupo de advogados encabeçado pelo advogado Charles Dias.  Diaz tem feito uma campanha com críticas acirradas à atual gestão, mas contraditoriamente, é membro de uma comissão do Conselho Seccional presidido por Mário Macieira. Pela multidão presente ao evento de lançamento da candidatura de Valéria Lauande, o efeito “novidade” nas eleições da OAB/MA parece ter caído no descrédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *