Kátia Bogéa anuncia: “Para mim chega, vou pedir a minha aposentadoria”.

Ainda superintendente do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa, parece ainda não ter digerido bem a troca de cargo que deve ocorrer na próxima sexta-feira (23). De acordo com matéria publicada em O Imparcial, a sergipana radicada no estado maranhense vai se aposentar, após deixar o cargo: “Para mim chega, vou pedir a minha aposentadoria. Já dei a minha contribuição ao patrimônio da nação”, revela.
Com 34 anos de dedicação ao trabalho no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),  Kátia Bogea demonstra ressentimento com a saída do cargo e por conta do jogo político. Ela explica que “o deputado federal Waldir Maranhão solicitou o cargo em troca de apoio ao Governo Federal”, lamentou a superintendente.
Sobre essa questão política, Kátia teria completado: “Eu sou uma técnica, não me envolvo e nunca me envolvi com política partidária. Lamentável o que o país está vivendo”, concluiu.
O novo superintendente do IPHAN será o arquiteto Alfredo Costa, atual secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Cidades. O gestor já concorreu ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Maranhão (CAU-MA), porém foi derrotado. A indicação partiu do primeiro vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão (PP).
Kátiba Bogéa estava 12 anos como superintendente. Antes de deixar o cargo ele deve entregar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, a Praça do Pescador e o Memorial da Fábrica Martins.
A superintendente está no cargo desde o governo Roseana Sarney (1999/2012), aos cinco anos de José Reinaldo Tavares, aos dois anos e meio do governo Jackson Lago, mais cinco anos de governo de Roseana Sarney e aos primeiros nove meses do governo Flávio Dino.

1 thought on “Kátia Bogéa anuncia: “Para mim chega, vou pedir a minha aposentadoria”.

  1. Acredito que a alternância no comando de órgãos públicos é benéfica e salutar para a gestão pública. Novas ideias e concepções mais modernas podem ser inseridas na condução das entidades, com a mudança de um chefe, principalmente, se ele estiver há muito tempo no comando. Portanto, a mudança no IPHAN do Maranhão será um momento de oxigenação nesta repartição.
    Sobre o provável, próximo superintendente, Alfredo Costa, posso afirmar que é um cidadão sério, honesto. Um arquiteto competente e comprometido com a questão urbana em nosso estado, com por várias cidades do Estado. Atualmente é secretário adjunto de desenvolvimento urbano, função que exerce com primazia recebendo as demandas e pedidos de todos os municípios maranhenses, a todos recebe bem e busca solucionar os problemas. Conselheiro nacional das cidades, presidente adjunto do conselhos estadual das cidades (concidades). Possui uma boa capacidade de liderança, frente aos seus subordinados.
    Portanto, se confirmando a assunção de Alfredo Costa na chefia da superintendência do IPHAN no Maranhão, o órgão ganhará um excelente servidor público que contribuirá muito com o nosso patrimônio histórico e artístico.
    EMERSON COSTA
    Conselheiro Estadual das cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *