Deputado Wellington realiza audiência sobre a Base Nacional Comum Curricular

Na manhã desta segunda-feira (05), o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), presidiu audiência pública que discutiu sobre a Base Nacional Comum Curricular. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença do promotor de Educação, Paulo Avelar; da Superintendente de Educação Básica, Elioenai Brasil; da Secretária Adjunta de Ensino, Ilma de Jesus; da representante da FIEMA, Roseli Oliveira; da supervisora de currículo da SEDUC,  Silvana Machado; além de professores e acadêmicos.

Na ocasião, também discutiu-se sobre a importância de o Maranhão participar da discussão nacional, além de se articular ações em defesa da Educação.

“Ao direcionarmos nossa atenção à educação, não podemos limitar tal direito à mera estrutura física de uma escola. Não podemos simplesmente colocar nossos jovens em escolas precárias e esperar que eles tenham uma ascensão ou um bom desempenho, já que não estamos concedendo as condições que permitiriam uma ascensão social e cultural. Precisamos, sim, enfatizar a Base Curricular e o Maranhão precisa participar da discussão nacional, a fim de que possamos assegurar o acesso pleno à educação. A Base Nacional Comum é um pilar para reestruturar todo o sistema educacional do país”, declarou Wellington.

ENTENDA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

O QUE É: A BNCC é o documento que detalha o que precisa ser ensinado em Matemática,  Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas nas escolas do país.

PREVISTA EM LEI: A Base Comum está prevista na Constituição, na Lei de Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação.

CONTRIBUIÇÕES: Os debates e propostas serão concentrados no portal http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

PRAZO: O PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece que até junho de 2016 deva ser cumprida a meta de estabelecer uma “proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”. A Base Nacional será apresentada como resposta a essa demanda.

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) estava prevista na Constituição para alunos do ensino básico e foi ampliada recentemente na aprovação do PNE para alunos do ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *